Cordas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1746 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade da Bahia
Instituto de Quimica











Corda Vibrante











Índice

Introdução ................................................................................................................................. 3
O que foi feito no Laboratório ................................................................................................. 4Tratamento de Dados ............................................................................................................... 5
Folha de Questões .................................................................................................................... 8
Conclusão................................................................................................................................ 10
Anexos ...................................................................................................................................... 11









































Introdução

Uma onda pode ser entendida como uma perturbação que se propaga em um meio. Dentre as mais fundamentais propriedades associadas a uma onda está otransporte de energia sem envolver o arrasto do meio material onde ela se propaga.
Neste experimento, será estudado as características das ondas transversais que se propagam numa corda vibrante, particularmente das conhecidas ondas harmônicas estacionárias. Tal tipo de onda é caracterizado pela sua grande amplitude, a qual é uma manifestação de ressonância da corda com relação à excitação poruma força externa.
Neste experimento, será obtida a relação experimental entre a freqüência de vibração das ondas estacionarias, o numero de ventres, o comprimento da corda, a tensão submetida e a densidade linear da corda.















































O que foi feito no Laboratório

O material empregado na realização doexperimento, o qual se encontrava no laboratório, foram:
• Gerador de audiofreqüência
• Alto falante como elemento vibrador
• Porta-peso
• Massas de 10g, 50g e 100g
• 5 fios de nylon com diferentes

O sistema utilizado no experimento com o qual foram realizadas as observações tem montagem semelhante ao esquema abaixo:

[pic]

Inicialmente foi calculado os valoresda densidade linear de massa dos cinco fios de nylon de acordo com dados cedidos pelo professor no laboratório.
A tensão no fio foi determinada pelos pesos colocados no porta peso, preso na extremidade do fio, após passar por uma polia.
O segundo passo foi fixar os valores de L, τ e μ, escolhendo um dos fios, prendendo-o ao vibrador e o submetendo à tensão. Variou-se lentamente a freqüência dogerador de áudio e foi anotado os valores das freqüências correspondentes com os harmônicos obtidos.
O terceiro passo foi fixar um harmônico (utilizando-se o segundo harmônico por permitir maior precisão), a tensão τ e μ. Variou-se lentamente a freqüência até obter-se o harmônico correspondente, de acordo com os diversos valores de L.
O quarto passo foi fixar o comprimento L, um harmônicocorrespondente e a densidade linear μ. Variou-se lentamente a freqüência até a obtenção dos harmônicos, tomando-se nota da freqüência e das tensões τ obtidas ao se acrescentar massas ao porta peso.
Quanto ao último passo, foi fixado o comprimento L, a tensão τ e o harmônico correspondente. Variando-se a freqüência, anotou-se as freqüências com as densidades lineares correspondentes.
A partirdestes passos, foram observados o comportamento de L, τ, μ e f.

















Tratamento de Dados

Foram registrados os dados para a freqüência f e para n. Construiu-se o gráfico em papel milimetrado de fxn.

|L=1 m |τ=116 gf |μ=0.16 kg/m³ |
|f (Hz) |42...
tracking img