Macroeconomina

1837 palavras 8 páginas
Parte I

1. Suponha um país cuja economia apresente crescimento anual negativo de 2% (recessão), inflação de 1,5%, taxa de desemprego de 23% e nível médio de capacidade ociosa de 35% (ou seja, o país só utiliza 65% de sua capacidade de produção de bens e serviços). Além disso, os 10% mais ricos possuem 45% da renda nacional.

Discuta como as políticas fiscal e monetária poderiam ser utilizadas para melhorar as condições gerais dessa economia.

R. A política fiscal refere-se a todos os instrumentos de que o governo dispõe para arrecadação de tributos e controle de suas despesas. Assim, é por meio da política fiscal que se manipula a estrutura e alíquotas de impostos e que se estimula ou inibe os gastos do setor privado em consumo e investimento.

No presente caso, podemos nos valer da política fiscal para aumentar o emprego elevando demanda agregada. E mais, visando melhorar a distribuição de renda, instituir impostos progressivos e elevar gastos do governo em regiões e setores mais atrasados e ou necessitados.

Já a política monetária, em seu turno, refere-se à atuação do governo sobre a quantidade de moeda, de crédito e das taxas de juros. No caso em tela, para controlar a inflação, a medida de política monetária seria diminuir (enxugar) o estoque monetário da Economia (como por exemplo, aumentando a taxa de reserva compulsória, ou venda de títulos públicos no open market).

No entanto, pois, buscando o crescimento econômico, o caminho seria o inverso: aumentar o estoque monetário da Economia, abaixando a taxa de reserva compulsória e comprando títulos públicos no open market. Como o crescimento no exemplo é negativo (- 2%) e a inflação é baixa (1,5%), vale a pena estimular o crescimento econômico ao custo de uma inflação um pouco maior.

Parte II

Questões de Revisão

1. Conceitue e aponte as principais diferenças entre os enfoques da Macroeconomia e da Microeconomia.

R. A Macroeconomia é o

Relacionados

  • Trabalho Individual
    1923 palavras | 8 páginas
  • Trabalho FGV Dedo Mindinho Vers O Oficial
    13764 palavras | 56 páginas