copias

Páginas: 3 (684 palavras) Publicado: 4 de dezembro de 2014
Quem conhece a obra de Lídia Jorge não ficará surpreendido ao ser confrontado em O Belo Adormecido com uma colectânea de contos da qual transparece um jogo de sedução entre texto e leitor ao qual aescritora nos vem habituando e que aqui é corroborado pelo efeito de imediação característico do género literário do conto. Directamente relacionada com este jogo encontramos igualmente a reflexãosobre temas como a memória, a identidade e o género que, embora também já habituais na sua ficção, nos são agora propostos através da clara articulação com um outro elemento: o do desejo. Ao nos oferecerseis contos sobre o desejo, Lídia Jorge confronta-nos com imagens de uma identidade e subjectividade que passam por um seduzir do outro e um expôr-se-lhe, cujo resultado é por vezes controverso,contraditório e até mesmo confrontante, como acontece com as personagens dos contos ‘O Belo Adormecido’ e ‘Assobio na Noite’, e que já de seguida irei demonstrar.


O novo livro de Lídia Jorge reúne«Seis contos sobre o desejo» - assim os define a própria autora, sublinhando a atmosfera de intensidade psicológica de que é feita cada uma das narrativas.
«O Belo Adormecido» (é o conto mais longo dolivro e conta a história de um encontro entre uma actriz já madura e um rapaz adolescente), «Leão Velho», «As Três Mulheres Sagradas», «Assobio na Noite», «Miss Beijo» e «Para Além das Estradas» sãonarrativas de momentos especiais vividos por personagens face a situações inesperadas, que subitamente põem à prova sentimentos e resistências ignoradas pelos próprios, seguindo por dentro a revelaçãointerior de cada um, como se de peças de teatro se passasse.
Três destes contos são inéditos - os outros foram já publicados em jornais e revistas.


Lídia Jorge referiu-se a esta recolha decontos (três inéditos e três já publicados em revistas ou livros) como sendo "seis contos sobre o desejo", tendo em conta "a atmosfera psicológica de que é feita cada uma das narrativas".
"O Belo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Copia
  • Copia
  • Cópia
  • copia
  • copia
  • Copia
  • copia
  • copia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!