Copa do mundo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (516 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Arcadismo

Representa, na literatura, uma reação contra os excessos do Barroco – seu estilo rebuscado, pleno de antíteses e frases tortuosas.
Como se propunha na época um retorno aos modelosclássicos e Greco-latinos e renascentistas, considerados fonte de equilíbrio e de simplicidade, este movimento também é denominado Neoclassicismo.

São as seguintes as datas que didaticamente essemovimento no Brasil:

• 1768: publicação das Obras poéticas, de Claudio Manuel da Costa;
• 1836: publicação de Suspiros poéticos e saudades, de Gonçalves de Magalhães, que assinala o inicio doRomantismo no Brasil.

O nome arcadismo provém do romance pastoral de Sannazzaro, intitulado Arcádia (1504), que tem como tema a vida campestre, ideal de felicidade.
A expressão Arcádia evoca umalendária região da Grécia, dominada pelo deus Pan e habilitada por pastores que se dedicavam à poesia e à vida rústica. Daí o fato de os poetas chamarem-se “pastores” e adotarem nomes gregos ou latinos:Glauceste (Cláudio Manuel da Costa), Dirceu (Tomás Antônio Gonzaga), por exemplo.

Características do Arcadismo.

Os árcades propunham um retorno aos modelos clássicos renascentistas porque nelesencontravam o ideal de simplicidade e a imaginação equilibrada pela razão, o que seria o freio moderador das emoções, impedindo os excessos. Resultam disso a presença da mitologia e a linguagemsimples, de vocabulário fácil e períodos curtos, em que a comparação predomina sobre a metáfora, o que releva a reação à retórica barroca.

Bucolismo: Segundo os árcades, a pureza, a beleza e aespiritualidade residem na natureza. O crescimento das cidades conduz à valorização do campo e do preceito horaciano do fugere urbem (“fugir da cidade”). Daí a preferência por temas pastoris e pelas cenas devida campestre.

Racionalismo: Preocupação com a Verdade e o Real. Segundo os árcades, só é belo o que é racional. Pregava-se, portanto, o equilíbrio entre a razão e o sentimento.

Não cedas,...
tracking img