Cooperativismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8382 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE CENTRAL DE CRISTALINA – FACEC
Curso de Administração - Linha de Formação em Agronegócios

COOPERATIVA EDUCACIONAL

Cristalina
2011

FACULDADE CENTRAL DE CRISTALINA – FACEC
Curso de Administração - Linha de Formação em Agronegócios

COOPERATIVA EDUCACIONAL

Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em ADMINISTRAÇÃO – LINHA DE FORMAÇÃO EM AGRONEGÓCIOS como parte dosrequisitos para obtenção de nota na matéria de Cooperativismo.

Professora: Marta Santin

Cristalina
2011
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3
1 COOPERATIVA 3
1.1 O que é cooperativa? 3
2 COOPERATIVAS EDUCACIONAIS 3
2.1 O que são as cooperativas educacionais? 3
2.2 Como funciona uma cooperativa educacional? 3
2.3 O espíritocooperativista é difundido no Brasil? 3
2.4 Quais são as vantagens oferecidas a um jovem que estuda em uma cooperativa educacional? 3
2.5 É gerado algum impacto na comunidade do entorno de uma cooperativa? 3
2.6 Quais são a dificuldades que uma cooperativa encontra para funcionar? 3
2 HISTÓRICO DA COECRIS 3
2.1 História 3
2.2 Nossa Missão 3
2.3 Nossos Valores 3
2.4 Nosso Negócio 3
2.5Objetivo 3
3 POR QUE SER ASSOCIADO DA COECRIS? 3
4 REQUISITOS PARA FORMAÇÃO DA COOPERATIVA EDUCACIONAL 3
REFERENCIAS 3
ESTATUTO DA COOPERATIVA EDUCACIONAL DE CRISTALINA 3

INTRODUÇÃO
As cooperativas foram criadas com a finalidade básica para melhorar a situação econômica de determinado grupo de indivíduos, solucionando problemas ou satisfazendo necessidades comuns, que excedam acapacidade de cada indivíduo satisfazer isoladamente. Existe no ramo de cooperativas 13 modalidades uma delas a educacional, cuja cooperativa podem ser formadas por professores, de alunos de escolas agrícolas, de pais e alunos e as de atividades afins ligadas à educação, como ensino à distância.
Foi em 30 de julho de 1980 surgiu a Cooperativa Educacional de Resende (RJ) – COOPERE, primeira cooperativa doRamo Educacional, ainda em funcionamento. Em dezembro de 1987 surgiu, em Itumbiara (GO), a primeira cooperativa de pais de alunos, fundada pela professora Sheila Paiva de Andrade, sob a denominação de Cooperativa de Ensino de Itumbiara – CEI.
As cooperativas educacionais são uma excelente oportunidade para não se onerar as despesas da família, com a vantagem de ver os filhos freqüentando umaescola que prima, acima de tudo, por seu bom nome, oferecendo um ensino de qualidade, um ambiente regido pelos próprios pais.

1 COOPERATIVA

1.1 O que é cooperativa?
Conforme a época e o viés doutrinário em que era elaborado a cooperativa, essa por sua vez possui varias definições, e por essa multiplicidade de aspectos que tais definições, fica difícil encontrar um conceito que expresse emuma única frase essa multiplicidade. O que se busca é uma aproximação que relaciona os principais elementos encontrados na maioria das definições:
“Cooperativa é uma associação autônoma de pessoas que se unem, voluntariamente, para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio de um empreendimento de propriedade coletiva e democraticamente gerido”.
Comfinalidade básica o que se procura ao organizar uma Cooperativa é melhorar a situação econômica de determinado grupo de indivíduos, solucionando problemas ou satisfazendo necessidades comuns, que excedam a capacidade de cada indivíduo satisfazer isoladamente.
A Cooperativa é então, um meio para que um determinado grupo de indivíduos atinja objetivos específicos, através de um acordo voluntário paracooperação recíproca.
Esquematicamente podemos representar essa relação como:

A finalidade da cooperativa é colocar os produtos e ou serviços de seus cooperados no mercado, em condições mais vantajosas do que os mesmos teriam isoladamente. Desse modo a Cooperativa pode ser entendida como uma “empresa” que presta serviços aos seus cooperados. Uma Cooperativa se diferencia de outros tipos de...
tracking img