Relatorio de fisica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1611 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório de física










Marcos Filho F Borges - 120349-5
Felipe Abdel - 122379-8
Ricardo Ogawa - 122545-6
Carlos Eduardo Veronezi - 12859-7
Antonio Carlos Tola - 129331-1
Rafael Peixoto - 232243-2
Guilherme G de Araújo - 21815-4
Augusto k.lopes - 20536-2

Profa; Lucimara Martins


SÃO PAULO 2012

Índice

1.Resumo ___________________________________________ pág. 3
2. Introdução_____________________________________ pág.3
3. Objetivo____________________________________________ pág.7
4. Descrição do Movimento e Metodologia___________________ pág.8
5. Resultados___________________________________________ pág.9
6. Conclusão____________________________________________ pág.12
7.Referências Bibliográficas______________________________ pág.13


















1. Resumo

Estudamos o movimento uniforme (MU) e uniformemente variado (MUV) de corpos que deslizaram através de um plano horizontal e de um inclinado, analisando as relações existentes entre as grandezas físicas: velocidade, espaço e tempo nas duas situações propostas, a partir de medidastomadas durante o experimento e da construção de gráficos. Pudemos determinar a velocidade media nos MRU e MUV e aceleração do móvel no caso do MUV.




2. Introdução

No estudo experimental do movimento uniforme MU e uniformemente variado MUV de um corpo a uma dimensão, para se determinar a respectiva lei do movimento, ou seja, para se conhecer a posição (x) do corpo em cada instante(t) do movimento, é necessário medir o tempo que decorre entre o início do movimento e determinados pontos da trajetória.
Se o movimento é facilmente reprodutível, podendo o experimentador recomeçá-lo sempre que necessário, será possível medir vários intervalos de tempo gastos pelo objeto ao deslocar-se entre diferentes pontos da sua trajetória, definindo assim melhor o movimento, que pode,eventualmente, ser traduzido por uma lei matemática.
É o caso de movimentos simples como o movimento retilíneo uniforme ou uniformemente variado, cujas leis podem ser facilmente verificadas com apenas algumas medidas.

Existem duas classificações para o M.R.U
Movimento Uniforme Progressivo – O sentido do movimento do corpo coincide com o sentido fixado como positivo para a trajetória; avelocidade do móvel é positiva; os espaços aumentam em relação à origem.
Movimento Uniforme Retrógrado (ou regressivo) – O móvel anda contra a orientação da trajetória; a velocidade é negativa; os espaços diminuem algebricamente em relação à origem.

Função horária do espaço – Na expressão, representando-se o espaço inicial por So (to = 0) e o espaço final por S, num instante t qualquer,obtém-se: S = S0 + vt

FIGURA 1. Representação do movimento retilíneo uniforme.

FIGURA 2. Função horária dos espaços.

FIGURA 3. Representação do movimento retilíneo uniforme Gráfico do MRU.
Gráfico V= f(t)
O gráfico da velocidade no movimento retilíneo uniforme será sempre uma reta paralela ao eixo das abscissas (tempos), pois, a sua velocidade não muda em função do tempo.

FIGURA 4.Gráfico do MRU Gráfico X =f(t).
O gráfico do espaço em função do tempo no MRU é sempre uma reta inclinada, pois a sua equação é do 1º grau (s=s0+vt).

FIGURA 5. Gráfico do MRU.
M.R.U.V - Movimento Retilíneo Uniformemente Variado Características:
Aceleração escalar constante; velocidade escalar variável uniformemente - Dizer que a velocidade varia de maneira uniforme no tempo é afirmarque ela varia em "quantidades" iguais em tempos iguais.
Classificação do M.R.U. V
Movimento acelerado uniformemente - O módulo da velocidade escalar aumenta ao longo do tempo. Velocidade e aceleração escalares têm sentidos e sinais iguais.
Movimento retardado uniformemente - O módulo da velocidade escalar diminui no decurso do tempo. Velocidade e aceleração escalares têm sentidos e sinais...
tracking img