Cooperativas agropecuarias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (822 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Cooperativismo agropecuário se resume na associação de pessoas que querem uma melhor organização e rentabilidade na comercialização de seus produtos, com ajuda dos associados, sem finslucrativos.

O objetivo da cooperativa agropecuária é de apoiar as atividades agropecuárias dos cooperados, em que o crescimento de um pode impulsionar o desenvolvimento de outro.

A Cooperativa,com base na colaboração de todos os seus cooperados, tem por objeto social a prestação de serviços na produção, industrialização e comercialização de produtos e insumos agropecuários.HISTÓRIA DO COOPERATIVISMO AGROPECUARIO NO BRASIL

A partir de 1907, em Minas Gerais, foram organizadas as primeiras cooperativas agropecuárias. João Pinheiro, governador daquele Estado,lançou seu projeto cooperativista com o objetivo de eliminar os intermediários da produção agrícola, cuja comercialização era controlada por estrangeiros. O café era o carro chefe das suaspreocupações e criou-se uma seção exclusiva para o produto, concedendo-lhe isenções fiscais e estímulos materiais.

As cooperativas agropecuárias também foram surgindo no Sul do Brasil, principalmente nascomunidades de origem alemã e italiana, conhecedoras do sistema cooperativista europeu. As cooperativas agropecuárias se dividem, conforme os tipos dos produtos com os quais trabalham. Muitas são mistas,ou seja, têm mais de uma seção: a de compras em comum (para compra de insumos, adubos, sementes, instrumentos etc.) e a de vendas em comum (venda dos produtos dos cooperados).

O cooperativismoagropecuário já se estendeu a todo o território nacional. É o mais conhecido pela sociedade brasileira, participando significativamente nas exportações e, ao mesmo tempo, abastecendo o mercado interno deprodutos alimentícios. Ele presta um enorme leque de serviços, desde e assistência técnica, armazenamento, industrialização e comercialização dos produtos, até a assistência a social e educacional...
tracking img