Coonsorcio goiaba

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (388 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Consórcio diminui custos de implantação de pomares
TER, 07 DE AGOSTO DE 2012 21:26
Com o objetivo de incentivar o aumento dos plantios dos pomares e também em função das demandas existentes naregião por frutas diversas, os produtores estão seguindo as orientações técnicas da Epagri, no sentido da diminuir os custos de implantação dos pomares com a introdução de plantios de outras culturasnas ruas ou entre linhas.

Uma das boas práticas agrícolas orientadas e adotadas por estes produtores é o do plantio de hortaliças entre as filas das culturas plantadas. Um exemplo é o do produtorDanilo Bucoski da comunidade de Linha Capinzal, município de Chapecó, que realizou o plantio da cultura do repolho em consórcio com os plantios de banana, goiaba e abacaxi. O plantio desta hortaliça, emárea de 0,4 hectares resultou na produção de 21 toneladas, com bom rendimento bruto de R$21 mil, e um valor líquido de R$15 mil, vendidos ao Programa PAA do Governo Federal.
O referido produtor foiescolhido para conduzir uma Unidade de Referência Técnica – URT , implantada em sua propriedade com recursos do Programa SC Rural, do Governo Estadual. “Temos observado a eficácia desta prática nospomares com estas culturas, como a ocorrida na propriedade de Danilo”, disse o responsável pelo Programa Fruticultura, da Unidade de Gestão Técnica (UGT-1), Gilberto Barella.
Para o engenheiroagrônomo da Epagri de Chapecó, Ivan Tormem, são tecnologias simples e rentáveis como esta, introduzidas na fruticultura do Oeste Catarinense, que aumentam a área de produção e beneficiam os pequenosprodutores, principalmente pela diminuição dos custos de implantação até as primeiras produções, o que geralmente vai até os primeiros anos (terceiro ou quarto ano), quando então se consegue grande volume deprodução por área e aumento da renda dos pomares. .
“Após as primeiras produções das frutíferas tropicais, deixa-se de fazer o plantio de outras culturas nas ruas ou entre linhas, desde que a...
tracking img