Convite a filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2088 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Como os filósofos do século XIX (Hegel e Comte) entendiam a história?
Augusto Comte partilhava dos mesmos ideais de Hegel acerca da filosofia. Segundo Hegel a história é a realidade, e a razão, a verdade e os seres humanos são essencial e necessariamente históricos. O filósofo alemão assim como o francês Comte entendiam que a história era contínua, sendo assim a história de cada sociedadeuma etapa na cadeia de civilizações.

2. Como os filósofos do século XX passaram a pensar a história?
Os filósofos do século XX pensavam na história como descontínua onde cada sociedade tem sua história própria em vez de ser exclusivamente uma etapa numa história universal das civilizações.

3. Como era o otimismo dos filósofos do século XIX com relação às ciências e às técnicas?
Noséculo XIX havia uma ideia de progresso, entre os filósofos, ou seja, de que os seres humanos, as sociedades, as ciências, as artes e as técnicas melhoram com o passar do tempo, acumulam conhecimento e práticas, de modo que o presente é melhor e superior, se comparado ao passado.

4. Porque no século XX desapareceu o otimísmo com relação às ciências e as técnicas?
O otimismocientífico-tecnológico, no século XX, foi se esvaindo tendo em vista os episódios caóticos desse século, como as duas guerras mundiais, as ditaduras na América Latina e na África, o bombardeio de Hiroshima e Nagasaki a devastação de mares, florestas e terras e demais problemas ligados a enfermos.

5. Explique a distinção feita pela Escola de Frankfurt entre razão instrumental e razão crítica.
A razãoinstrumental, conforme a Escola de Frankfurt, é uma razão técnico-científica em que as ciências e as técnicas agem como um meio de controle, intimidação e terror sobre os seres humanos e não como um meio de liberação dos mesmos. A razão crítica, por sua vez, afirma ser preciso analisar e interpretar os limites e os perigos do pensamento instrumental assim como se as mudanças sociais, políticas eculturais se realizarão afim de que a emancipação do gênero humano seja o maior objetivo, e não o controle e domínio técnico-científico.

6. Por que os filósofos do século XX não mantiveram o otimismo do século XIX com relação às revoluções sociais e políticas?
O entusiasmo e o otimismo do século XIX no que tangem as revoluções socias e políticas não se manteve no século seguinte. Já queas apostas no anarquismo, socialismo e comunismo foram errôneas e preocupantes. O otimismo decai a cada novo regime totalitário (fascismo, nazismo, stalinismo, maoísmo), pois não havia uma ação política consciente e aquela ideia de uma sociedade nova, justa e feliz ficava cada vez mais no campo da utopia.

7. Como a Filosofia do século XIX definiu a cultura? 
No século XIX os filósofosdefiniram a cultura como uma criação coletiva de ideias, símbolos e valores pelos quais uma sociedade define para si mesma o bom e o mau, o justo e o injusto, o puro e o impuro, o sagrado e o profano. A filosofia do mesmo século também colocou a cultura como o modo próprio e específico da existência dos seres humanos.

8. Qual a concepção dos pensadores românticos sobre a cultura?
Para osfilósofos românticos, além da cultura não formar uma sequência universal progressiva, cabia a filosofia conhecer o “espírito de um povo” e dominar as origens e as raízes de cada cultura, onde o mais importante não seria o futuro mas sim o passado, ou seja, as tradições e o folclore nacional.

9. Como os filósofos do século XX concebem a cultura?
Contra a filosofia da cultura universal, afilosofia do século XX negou que houvesse uma única cultura em progresso e afirmou a existência da pluralidade cultural. Os filósofos desse século evidenciaram que cada cultura inventa seu modo de relacionar-se com o tempo, de criar sua linguagem, de elaborar seus mitos e suas crenças, de organizar o trabalho e as relações sociais, de criar as obras de pensamento e de arte.

10. Qual a...
tracking img