Enron

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2690 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A análise do caso "Enron" vem corroborar o entendimento de que a tão aclamada recuperação de empresas deve ser vista com reservas e não como um instrumento de aplicação indiscriminada concedido a todas as empresas em crise.
Resumo
Diante da análise do Projeto de Lei 4.376/93 (* ver nota de atualização), em trâmite no Senado, pretendemos questionar os meios lançados por algumas empresas para semanterem no mercado sem efetivamente "quebrarem". A partir do "Caso Enron", observamos que estes meios podem engodar todo um mercado, aparentando uma situação para atrair mais investimentos, quando na verdade o que existe é uma empresa totalmente endividada e sem meios de subsistir economicamente. Nesse sentido, fomos levados a refletir sobre os mecanismos utilizados pelas empresas paraconcluirmos que estes se mostram bastantes inadequados dada a dimensão que certas empresas alcançaram.
Palavras-chaves: Falência; Empresa em Crise; Auditoria

1Introdução
Ao elaborarmos este texto, procuramos fazer a análise de um caso que servisse como fundamento crítico ao tão aclamado projeto de lei 4.376/93 (* ver nota de atualização) - em trâmite na Câmara - no que se refere à recuperação judicialde empresas.
A análise do caso "Enron" vem corroborar o entendimento de que a tão aclamada recuperação de empresas deve ser vista com reservas e não como um instrumento de aplicação indiscriminada concedido a todas as empresas em crise.
Ademais, poderia o leitor questionar o motivo da escolha por um caso americano se o que se pretende demonstrar é uma realidade brasileira. A resposta reside emdois aspectos: o primeiro é o fato de que o caso "Enron" representa um dos maiores fracassos empresariais da atualidade e demonstra a crise do sistema econômico global; o segundo é que os fatores motivadores da crise vivenciada pela "Enron" não se distanciam da realidade brasileira.
Além disso, a realidade econômica da "Enron" nos fez refletir sobre a fragilidade de outros institutos que norteiamasobrevivência de uma empresa, tais como a Contabilidade e a Auditoria.
Textos relacionados
* A aplicação do instituto da sucessão empresarial, da sucessão de empregadores, da sucessão trabalhista ou da alteração subjetiva do contrato pelos tribunais pátrios
* Goodwill of a trade, ou aviamento e o fundo de comércio no cálculo de haveres nas dissoluções societárias
* Novos rumos doDireito Empresarial brasileiro: a Lei nº 12.529/2011 e a defesa da concorrência
* Aplicação das normas do Direito Ambiental Marítimo
* Nova lei das microempresas e empresas de pequeno porte: extinção de empresas

2A estrutura Enron
A "Enron" - então considerada uma potência empresarial – divulgou, em 2 de dezembro de 2001, seu pedido de concordata e, dez dias após, o Congresso Americanocomeçou a analisar a falência do grupo, o qual possuía uma dívida aproximada de 22 bilhões de dólares. Em diversos artigos, foi considerada a falência mais importante da história empresarial americana.
A "Enron" era a sétima maior empresa dos Estados Unidos e uma das maiores empresas de energia do mundo. No Brasil, a "Enron" mantinha participações na CEG/CEGRio, no Gasoduto Brasil / Bolívia, naUsina Termoelétrica de Cuiabá, na Eletrobolt, na Gaspart e na Elektro, esta última, empresa paulista de energia elétrica que atende aproximadamente 1,6 milhões de consumidores.
A "Enron" atuava, principalmente, em cinco grandes áreas: ( (1))
a)
"Enron Transportation Services": condução interestadual de gás natural, construção,administração e operação de gasodutos; investimento em atividades detransporte de óleo cru;
b)
"Enron Energy Services": compra, comercialização e financiamento de gás natural, óleo cru e eletricidade; administração de risco de contratos de longo prazo de commodity; gasodutos estaduais de gás natural; desenvolvimento, aquisição e construção de centrais de energia de gás natural; extração de gás natural líquido;
c)
"Enron Wholesale Services": negócios globais da...
tracking img