Controlo interno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1862 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CONCEITO DE CONTROLO INTERNO
O sistema de controlo interno é o plano de organização e todos os métodos e procedimentos adoptados pela administração de uma entidade para auxiliar a atingir o objectivo de gestão de assegurar, tanto quanto for praticável, a metódica e eficiente conduta dos seus negócios, incluindo a aderência às políticas da administração, a salvaguarda dos activos, a prevenção edetecção de fraudes e erros, a precisão e plenitude dos registos contabilísticos e a atempada preparação de informação financeira fidedigna.
Elaborado por: Prof. Dr. Francisco Banha

Os Objectivos do Controlo Interno visam assegurar: A confiança e integridade da informação; A conformidade com as políticas, planos, procedimentos, leis e regulamentos; A salvaguarda dos activos; A utilizaçãoeconómica e eficiente dos recursos; A realização dos objectivos estabelecidos para as operações ou programas
Elaborado por: Prof. Dr. Francisco Banha

TIPOS DE CONTROLO INTERNO
Controlo interno administrativo
Inclui o plano de organização e os procedimentos e registos que se relacionam com os processos de decisão e que conduzem à autorização das transacções pela administração. É o ponto de partidapara o controlo interno contabilístico.

Controlo interno contabilístico
Compreende o plano de organização e os registos e procedimentos que se relacionam com a salvaguarda dos activos e com a confiança que inspiram os registos contabilísticos.
Elaborado por: Prof. Dr. Francisco Banha

Os registos contabilísticos devem proporcionar uma razoável certeza de que:
as transacções sãoexecutadas de acordo com uma autorização geral ou específica da administração; as transacções são registadas de modo a: permitirem a preparação de demonstrações financeiras em conformidade com princípios de contabilidade geralmente aceites ou com qualquer outro critério aplicável a tais demonstrações; manterem um controlo sobre os activos; o acesso aos activos é apenas permitido de acordo com autorizaçãoda administração; os registos contabilísticos dos activos são periodicamente comparados com esses mesmos activos sendo tomadas acções apropriadas sempre que se encontrem quaisquer diferenças.
Elaborado por: Prof. Dr. Francisco Banha

Elementos fundamentais a ter em atenção quando se estabelece um sistema de controlo interno

a definição de autoridade e delegação de responsabilidades; asegregação, separação ou divisão de funções; o controlo das operações; a numeração dos documentos a adopção de independentes. provas e conferências

Elaborado por: Prof. Dr. Francisco Banha

DEFINIÇÃO DE AUTORIDADE E DELEGAÇÃO DE RESPONSABILIDADES
Tem como objectivo fixar e limitar as funções de todo o pessoal. Deve ser variável e flexível numa pequena empresa. Numa grande empresa tais factosdevem ser estabelecidos através de um organigrama, de um manual de descrição de funções, de um manual de políticas e procedimentos contabilísticos e de um manual das medidas de controlo interno.

Elaborado por: Prof. Dr. Francisco Banha

SEGREGAÇÃO, SEPARAÇÃO OU DIVISÃO DE FUNÇÕES
Tem a ver com o facto de a função contabilística e a função operacional deverem estar de tal modo separadas de formaa que não seja possível uma pessoa ter o controlo físico de um activo e, simultaneamente, ter a seu cargo os registos a ele inerentes. Além disso, nenhum empregado deverá ter a possibilidade de ser o responsável de uma operação desde o início até ao seu termo. Rotação periódica dos empregados
Elaborado por: Prof. Dr. Francisco Banha

CONTROLO DAS OPERAÇÕES

Tem fundamentalmente a ver com asequência das mesmas, ou seja o ciclo autorização / aprovação / execução / registo / custódia, de acordo com os critérios estabelecidos.

Elaborado por: Prof. Dr. Francisco Banha

NUMERAÇÃO DOS DOCUMENTOS
Os documentos deverão ser numerados tipográfica e sequencialmente. Isto possibilita detectar quaisquer utilizações menos apropriadas dos mesmos. Se por qualquer motivo um documento for...
tracking img