Controlo de pragas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2276 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ano lectivo 2010/2011
Maio 2011
Biologia – 12ºano | Prof. Gorete
Escola Secundária/3 de Fafe

Controlo de pragas

Índice
Introdução 2
Desenvolvimento 3
Conclusão 12
Bibliografia e Sitiografia 13

Introdução

Entende-se por praga a abundância de uma espécie indesejável que, invadindo as culturas ou explorações, competem com o Homem pela obtenção de alimentos ou disseminam doenças.O controlo de pragas deve passar o mais possível por diferentes práticas combinadas e o recurso a agentes bioquímicos deve ser pensado sempre em último lugar, pois nunca é totalmente seguro para o ambiente.
Será assim, sobre este tema, pragas e o seu controlo que o nosso trabalho irá cingir. Assim sendo, os objectivos gerais para este trabalho assentam em estudar as medidas a implementar aonível do controlo de pragas para diminuir o impacto ambiental e aumentar a produção; vantagens e desvantagens das diferentes medidas implementadas no controlo de pragas; valorizar a importância para o ambiente e para a saúde da utilização de métodos naturais no controlo de pragas; e importância dos métodos naturais no combate às pragas.




Desenvolvimento

Controlo de pragas

A lutaquímica antiparasitária consiste na utilização de produtos químicos (pesticidas) para combater os parasitas ou pragas do tipo vegetal e animal.
A luta química antiparasitária, devido à grande quantidade de formulações e diversidade de aparelhos para levá-la a cabo, é rápida, fácil e económica. Contudo, pode trazer consigo alguns perigos: a ameaça imediata e directa para o meio ambiente pela acçãoprolongada de alguns dos seus componentes e acumulação destes; o efeito negativo contra outros parasitas; a indução de resistência contra compostos sintéticos, entre outros.
As medidas de precaução necessárias incluem o controlo e comprovação de produtos e aparelhos, determinação das margens de tolerância, isto é, das quantidades residuais máximas permitidas de resíduos químicos sobre a fruta e sobreos produtos hortícolas e determinação dos intervalos de segurança, ou seja, dos prazos que devem mediar entre o último tratamento químico e a colheita ou a venda (controlo mediante inspecção sanitária).

Controlo de pragas com impacto ambiental (luta química)

Pesticidas ou biocidas são produtos químicos que combatem as espécies nocivas:
- Inibem o crescimento das pragas;
- Inibem abiossíntese de ácidos nucleicos, lípidos ou pigmentos;
- Inibem o desenvolvimento da plântula;
- Inibem a fotossíntese;
- Desorganizam a membrana plasmática.

Apesar de apresentarem algumas vantagens como: aumentar a produtividade para uma população crescente e diminuir o número de mortes causadas por insectos;, os pesticidas possuem também muitas desvantagens, entre elas:
- Causam doenças;
-Perigo de envenenamento;
- Poluição;
- Dispêndio económico elevado;
- Aceleram a resistência genética;
- Afectam organismos não visados no tratamento;
- Efeito cumulativo;
- Fenómenos de bioacumulação e bioampliação.

Por isso, a utilização excessiva destes levou ao desenvolvimento de métodos alternativos de controlo de pragas.

Os pesticidas caracterizam-se pelo seu espectro de acção epersistência.
O espectro de acção de um pesticidas está relacionado com a quantidade de espécies para as quais é tóxico. Quanto mais largo o espectro de acção maior o numero de espécies sensíveis aos seus efeitos.
A persistência de um pesticida é dada pelo intervalo de tempo que permanece activo, desde algumas horas, dias ou semanas (baixa)até alguns anos (alta).


Assim sendo, existemvários biocidas, entre eles podemos destacar:
Insecticidas: eliminam os insectos e podem actuar por:
- Contacto: penetrando através da cutícula
- Ingestão: sendo absorvidos com o alimento
- Asfixia.

> Insecticidas sistémicos: são mais eficazes, mais específicos e menos contaminantes para o ambiente. São transportados pela seiva das plantas e são absorvidos simultaneamente com a...
tracking img