Controle trigonometrico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (803 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Controle trigonométrico






Um problema

Certos tipos de peças, devido à sua forma, não podem ser medidos diretamente. Essas medições exigem auxílio de peças complementares econtrole trigonométrico, e é o assunto de nossa aula.


Medição com peças complementares

Por causa de sua forma, não é possível medir diretamente certos tipos de peças. Estamos nos referindo àspeças prismáticas ou às chamadas peças de revolução, como, por exemplo, superfícies de prismas, com rasgo em V, calibradores cônicos, parafusos etc.



Existe, entretanto, ummodo simples e confiável de medir essas peças. Trata-se de um processo muito empregado na verificação da qualidade.

Nesse processo de medição é que usamos as peças complementares, como cilindros,esferas, meias esferas. Esses instrumentos devem ser de aço temperado e retificado, duráveis e com suas dimensões conhecidas.


As peças complementares são usadas na medição indireta de ângulos,especialmente quando se trata de medições internas e externas de superfícies cônicas. Desse modo, podemos calcular valores angulares de determinadas peças.

AplicaçõesA medição com peças complementares tem como base de cálculo duas relações trigonométricas elementares.

Num triângulo retângulo em que a é um dos ângulos agudos, teremos:Considerando o triângulo retângulo dado, podemos usar, também, as seguintes fórmulas:

lados sendo os ângulos
c =  +  = 90ºa =  = 90 - 
b =  = 90 - 

Exemplo
Observe o triângulo abaixo e calcule c, sen  e tg :

Dados:
a = 20 mm
b = 40 mm
Solução:
c =sen  = tg  =
c = sen  = tg  =
c = sen   0,4472...
tracking img