Controle social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (278 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O controle social
Ordem social é um sistema de pessoas, relacionamentos e costumes quem opera para a realização do trabalho de uma sociedade.
O controle social pode se formal ouinformal. Quando os mecanismos de controle são utilizados casualmente pelas pessoas são considerados informais, e quando são levados a cabo por agentes autorizados são ditos formais.A expressão controle social se refere a técnicas, estratégias e esforços para regular o comportamento humano em qualquer sociedade.
A sociedade exerce o controle social em trêsmodos: a socialização, a pressão e através de sanções.
Nos grupos primários o controle é informal, é controlador e mais conhecido pelo homem. Já o grupo secundário é consideradoformal, com regras, regulamentos e procedimentos.

Sanções
Sanções é o sistema de recompensas e punições utilizado para o controle social. Estas podem ser positivas ou negativas.Sanções positivas são aquelas quando se referem a recompensa para estimular determinado comportamento. Já as negativas são aquela que se referem a punições para reprimir um tipo decomportamento.
Elas podem ser formais ou informais. As informais são aquelas oficiais e publicas com multa e sentenças de prisão. A s informais não é oficial, muitas vezes são bastantesutis, como um beliscão.

O direito como forma de controle social
A eficiência de regulamentação legal de uma sociedade não depende exclusivamente da ameaça das sanções físicas.Depende em grande medida da aprovação moral da Direito como manifestação da justiça social.
Embora o direito se baseie nos sentimentos morais e seja influenciado por disposiçõesinstitucionais da sociedade, existe enorme importância pois provoca um grau de certeza no comportamento humano que não pode ser lançado através de outros tipos de controle social.
tracking img