Controle social

Páginas: 2 (347 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2012
Controle Social
A expressão Controle Social, foi utilizada pela primeira vez pelo sociólogo americano, Edward Ross em um escrito de 1891. Encontramos certa dificuldade atualmente de descrever aexpressão Controle Social, pois a mesma abrange tudo aquilo que de uma forma ou de outra influi na sociedade e em seus membros constituintes.
A priori controle social é tudo aquilo que influencia ocomportamento dos membros da sociedade, ou seja, qualquer influência na forma volitiva dominante, exercida por uma via individual ou grupal sobre o comportamento dos componentes da sociedade.
Notamos napresente análise que de forma direta ou indireta todos, sem exceção exercemos tal e qual controle social perante algo e perante alguém. Perante algo, exercemos o controle social como forma deSistema, onde são advindas às normas e suas instituições sejam de cunho jurídico ou de cunho pessoal e perante a alguém, o controle social também é exercido na forma de Ideologia onde são atribuídos osvalores pessoais e interpessoais e até mesmo ideias de forma empírica através de cada ente da sociedade.
O Controle Social exercido como forma de Sistema, se faz valer na presente relação que o Estadopossui para com a sociedade, na forma de manipulação das relações na vida em grupo onde somos controlados pelas normas impostas pelo Estado, normas estas advindas do poder legislativo.
O ControleSocial na forma Ideológica se encontra no conjunto de ideias ou pensamentos de uma pessoa ou de um determinado grupo de indivíduos em que estão ligadas as ações políticas, econômicas e sociais conformeusado de forma marcante pelo filósofo Antonie Destutt de Tracy em sua obra Eléments D'Idíologie (1801-1815).
Podemos dizer que a expressão Controle Social se resulta mediante o conjunto de valores,normas e instituições, reunidos a partir da vida em sociedade, onde são influídos por sua vez na efetiva concretização de realização de mudanças, consoantes dentro de cada grupo social já existente.
O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Controle social
  • Controle social
  • Controle social
  • Controle social
  • Controle social
  • Controle social
  • Controle Social
  • Controle social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!