Controle de qualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2881 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 Introdução

A Qualidade é um item que vem se tornando muito importante para o crescimento e sobrevivência das empresas, já que o número de empresas vem aumentando a cada ano e há concorrência entre elas. Com isso, foram criadas diversas técnicas para implantação da qualidade.
O presente trabalho tem como finalidade apresentar o que é TQM - administração de qualidade total, os princípiosbásicos da qualidade total e a importância dos resultados obtidos com sua implantação. Visa também às etapas da implantação e os oitos elementos para garantir o sucesso e ser bem sucedido na execução do TQM nas empresas ou organizações.
Outro item disposto neste trabalho é o TQC – Controle de Qualidade Total, que trata da administração científica e das tradições culturais japonesas. Também muitoutilizado como sistema de implantação e regra de qualidade japonesa, o programa 5S.
Vale ressaltar também a diferença entre TQM e o TQC, a mudança que ambos requerem nas empresas e um dos mais importantes programas de qualidade total utilizado por muitas empresas: ISO 9001:2008.

2 Administração da Qualidade

A qualidade não diz respeito apenas ao produto ou serviço, nem é responsabilidade apenasdo departamento da qualidade. A qualidade é problema de todos os funcionários e abrange todos os aspectos da operação da empresa. É uma questão sistêmica.
Por meio de um programa de garantia da qualidade, uma empresa qualquer, numa cadeia de produção, procura aprimorar e controlar a administração da qualidade de seus fornecedores, e não a qualidade de seus produtos e serviços. A empresacompradora passa a exigir que seus fornecedores tenham um departamento da qualidade, especificações precisas de seus produtos, sistemas e métodos de medição, procedimentos explícitos para lidar com defeitos, e assim por diante. A empresa exige que seu fornecedor tenha um sistema de qualidade, porque é esse sistema que garante a qualidade de seus produtos e serviços. Certificando-se disso, a empresacompradora pode então reduzir ao mínimo ou mesmo dispensar a inspeção da qualidade dos produtos que vêm de fora.

2.1 Auditoria do Sistema da qualidade

Para certificar-se da qualidade garantida de seu Fornecedor, a empresa compradora faz a auditoria do sistema da qualidade. Seus auditores visitam as instalações do fornecedor e as inspecionam, com base numa lista de perguntas ou critérios, ou ummanual de avaliação. A inspeção ou auditoria serve para decidir se um fornecedor tem ou não condições de continuar como tal e também para escolher novos fornecedores.

3 TQM – Administração de Qualidade Total

A finalidade última de qualquer organização do tipo empresarial é sobreviver, e a melhor forma de uma empresa assegurar a mesma é por meio da qualidade.
A noção de Administração daQualidade Total (TQM) ou, em língua inglesa, Total Quality Management, foi introduzida por Feigenbaumem 1957. É a mais significativa das novas idéias que apareceram no cenário da administração da produção nos últimos anos, consiste numa estratégia de administração orientada a criar consciência da qualidade em todos os processos organizacionais, ou seja, procura a introdução de melhorias nos processose procedimentos já existentes, assegurando não só a excelência na qualidade, mas a melhoria de todos os aspectos de desempenho da produção e, particularmente, como esta melhoria deve ser administrada. Sendo assim ela é composta de estágios como: planejamento, organização, controle e liderança.
Chama-se total porque o seu objetivo é a implicação não só da participação de todos os membros daempresa independente do nível hierárquico mais também a organização estendida: fornecedores, distribuidores e demais parceiros de negócios. Causa uma maior qualificação dos funcionários, então a comunicação organizacional, em todos os níveis, torna-se uma peça chave da estrutura da empresa.
O TQM tem sido amplamente utilizado em indústria, educação, governo e serviços. Foram os japoneses que...
tracking img