Controle de bola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1137 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Este trabalho tem por finalidade apresentar alguns exercícios e fundamentos de controle de bola, de futebol de campo. Explicar alguns exercícios práticos e a sua importância.

Histórico
O Futebol é o esporte mais popular do mundo que teve origem na Inglaterra, mas hoje se o mundo conhece um futebol arte, que é belo, prazeroso, idolatrado, isso tem um dedo e tanto do Brasil. Osbrasileiros são simplesmente apaixonados pelo futebol e fanáticos. Fazemos parte do único país que foi campeão mundial cinco vezes.
Nenhum esporte no mundo desperta tanto interesse popular quanto o futebol. Sua principal competição, a Copa do Mundo, reúne, desde a fase de classificação, cerca de 130 países e milhões de espectadores no mais importante evento do mundo esportivo.
Futebol é um esportedisputado entre duas equipes, cada uma com 11 jogadores, que utilizam os pés e a cabeça para movimentar a bola em direção ao campo adversário, com o objetivo de colocá-la dentro do gol ou meta. A partida divide-se em dois tempos de 45 minutos, com um intervalo de 15 minutos. O tempo de jogo pode ser prorrogado por acidente ou qualquer outra causa a critério do juiz. A equipe vencedora é a que faz omaior número de gols.

Os fundamentos básicos do futebol de campo.

Passe; chute; cabeceio; controle; condução; drible; domínio e marcação.
Existem outros aspectos que são considerados por alguns autores como fundamento, que são a proteção de bola e a desmarcação.
Para o goleiro, os fundamentos são: passe; chute; lançamento com as mãos; saída do gol; quedas; defesas altas e baixas;empunhadura.

As características de cada fundamento.

Passe : (parte interna do pé, parte externa do pé, bico do pé, peito do pé, calcanhar, coxa, peito e cabeça).

Chute: (parte interna do pé, parte externa do pé, bico do pé, peito do pé e calcanhar).

Condução: (parte interna do pé, parte externa do pé, bico do pé, peito do pé e sola do pé)

Controle: (pé, coxa e cabeça).

Cabeceio:(ofensivo e defensivo).

Domínio: (pé, coxa, peito e cabeça).

Drible: (parado, em movimento).

Marcação: (com a bola, sem a bola, individual, zona).
Esse assunto é muito complexo para descorrê-lo. Existem inúmeros livros que descrevem e mostram exercícios para o treinamento e desenvolvimento dos fundamentos.

Controle de Bola
O controle de bola consiste basicamente em manter a bola sobrecontrole durante a execução dos movimentos específicos do futebol. Coforme o conteúdo pesquisado o controle de bola tem muito em comum com a condução de bola. Pois a condução de bola é o ato de deslocar-se pelos espaços possíveis do jogo. Sendo que, se o atleta não tem um bom controle sua condução não será eficaz. Facilitando a roubada de bola do adversário. Para o controle de bola utilizamos trêsmembros do corpo (Pé,coxa,cabeça). Porem os três com o objetivo diferente. O principal membro utilizado são os pés, que com a bola controlada ajuda na condução. Já o controle com a coxa se caracteriza mais no domínio, por exemplo: quando uma bola vem aérea em direção ao atleta ele controla ou á domina na coxa. Controle de cabeça normalmente não se é utilizado, mas tem um caso bem polêmico noBrasil com o jogador chamado Kerlon (Foquinha), ele utilizava da estratégia de jogo individual controlar a bola na cabeça, para driblar os adversários. No clássico mineiro o atleta (Kerlon) na época da equipe do Cruzeiro gerou uma confusão com os jogadores do seu rival Atlético-Mg, por aplicar o drible conhecido como (drible da foquinha) e o drible ser interpretado como uma provocação. Assim tambémaconteceu em outro clássico paulista entre Corinthians e Palmeiras, quando o ex- jogador de futebol Edilson, no meio da partida, resolveu fazer embaixadinhas e até mesmo equilibrar a bola na nuca, para provocar seus rivais. Provocações a parte o controle de bola foi utilizado tanto nos pés, cabeça e coxa pelo jogador. O controle de bola pode ser treinado de diversas formas. Como por exemplo: as...
tracking img