Controle de acesso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2291 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Programa de controle de acesso com senha baseado em microcontrolador

Gilmar Nunes , Marcio Gomes Lopes, Marcos da Silva Binga,
Roberta Milene do Amaral Araujo, Rodrigo Rosa Milares, Vanessa Santana da Silva

Orientador: Prof.Engº Renato Castellan;




1. Resumo
O projeto que será apresentado nesse artigo científico trata-se da implementação de um programa para controle de acesso comsenha baseado em microcontrolador.

2.Introdução
Os microcontroladores estão a cada dia mais presentes em nosso cotidiano. As aplicações são as mais diversas, são os componentes eletrônicos responsáveis por grande parte das automações que facilitam a vida moderna Como usuários, muitas vezes nem percebemos as automações que nos cercam, mesmo com o uso cada vez maior destes componentes podendoser usados em diversas áreas: automação industrial, automação comercial, automação predial, área automobilística, agrícola, produtos manufaturados, eletrodomésticos, telecomunicações, entretenimento, controle de acesso ,etc.
Neste trabalho iremos utilizar o microcontrolador da família PIC18 da Microchip e relacionar as principais ferramentas de gravação e programação de microcontroladores etirando proveito de características mais relevantes iremos criar um programa controle de acesso com liberação de entrada, através de senha.

3.O Projeto
Existem diversas situações em que podemos controlar o acesso a uma edificação por senha.
Nesse projeto, com a utilização de microcontrolador programado em linguagem C, iremos implementar um programa de controle de acesso com liberação atravésda digitação correta de uma sequência de teclas (senha).
Todo o funcionamento lógico do projeto é implementado diretamente no microcontrolador PIC18F4520, o que permite criar alterações significativas no funcionamento do projeto sem necessitar alterar o circuito eletrônico. O circuito funciona através de interrupções geradas pelo matricial, quando uma tecla é pressionada ela gera umainterrupção, esta por sua vez ativa uma função que guarda o código desta tecla numa fila FIFO (First In FirstOut). Quando a fila está cheia (3 dígitos no projeto original), os códigos armazenados nesta fila são então comparados com o código da senha armazenada na memória Flash.
Caso as seqüências de teclas digitadas sejam iguais às seqüências do código da senha armazenada na memória Flash um sinal de I/O éativado, este sinal é responsável por acionar o relé que libera o acionamento da catraca.
Em caso contrário, uma mensagem de erro é gerada, indicando que o código digitado está incorreto.
A senha padrão do projeto é '123', mas o usuário poderá alterá-la na própria programação, digitando outro valor por ele desejado, ou alterá-la quando o projeto estiver em funcionamento, usando o método padrãode alterar senha, visto anteriormente.
Antes de gravarmos o programa no PIC, o mesmo foi testado no software Proteus. Seu funcionamento apresentou êxito.

4. Objetivo

O objetivo da atividade prática supervisionada é implementar um protótipo para o controle de acesso por senha de usuários.
Os sistemas de controle de acesso visam restringir acessos não autorizados à determinados setorese departamentos das organizações, evitando assim danos em equipamentos, acesso ilegal a informações importantes, roubos, entre outros problemas.
Principais requisitos:

- Permitir ou não o acionamento e a liberação das catracas por meio de senha de acesso.

- Permitir cadastrar e alterar senhas

5.O produto

O software de controle de acesso, propiciará o controle de todos os acessosdos funcionários
levando-se em conta a segurança de todos os funcionários.
A idealização de um produto, através de uma programação clara de informações, objetiva e confiável aos envolvidos, culmina em um processo de implantação segura sem maiores intercorrências, defeitos ou dificuldade de utilização.
Durante a realização do projeto, informações válidas como por exemplo a característica...
tracking img