Contratualistas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2563 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE VALE DO RIO DOCE - UNIVALE
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS – FHS
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL












DISSERTAÇÃO ANALÍTICA
(O Pensamento Político de Hobbes, Locke e Rousseau)













Governador Valadares
Nov. /2011.


O Pensamento Político de Hobbes, Locke e Rousseau.

Thomas Hobbes, John Locke e Jean-Jacques Rousseau. Trêspensadores – uma convicção: o contrato social é a única alternativa para garantir a paz e a segurança dos indivíduos dentro de uma nova ordem social estabelecida. Cada um, de acordo com o momento histórico em que viveram, defende uma teoria política própria a respeito da sociedade e do Estado.
Thomas Hobbes, (1588-1679), o mais velho dos três pensadores, nasceu na Inglaterra. Era filho de um vigárioanglicano, mas por problemas familiares, foi criado por um tio. Aos quatro anos começou a ser educado na igreja e aos quinze seguiu para Oxford, onde freqüentou a universidade.
Viveu em uma época onde surgiram os fundamentos da teoria moderna do Estado. Hobbes manifestava horror não somente a escolástica medieval, mas também as discussões sobre política, religião, realeza e sobre a bíblia que eramtravadas nas Universidades.
Prevendo a guerra civil, Hobbes foge da Inglaterra e se exila voluntariamente por onze anos em Paris, onde lecionou Matemática e preparou sua grande obra política, o “Leviatã”, um clássico que mostra toda a soberania do Estado. De espírito racionalista e materialista, Hobbes era amante do conhecimento científico. Ele analisa a natureza humana numa perspectivamecanicista típica da física da época, onde o objetivo principal era entender a natureza dos corpos e do movimento.
Embora seja fortemente individualista, não é considerado um pensador liberal. Ele é defensor do absolutismo, mas não da monarquia absoluta do direito divino dos reis, e sim a idéia de que o poder para ser eficaz, deve ser exercido de forma absoluta.
Da mesma forma como Hobbes se opõe aodireito divino dos reis, o pensador liberal inglês, John Locke (1632-1704), também o faz. Ele não entra em guerra contra o absolutismo de Hobbes, mas contra Sir Robert Filmer, um escritor absolutista inglês, autor da obra “O Patriarca”, a qual fundamenta o direito divino dos reis nos direitos de Adão e dos Patriarcas. Segundo GRUPPI, 2001, P.16 “[...] Locke entra em polêmica contra Filmerjustamente para defender a plena autonomia, a absoluta soberania do Estado moderno, assim como pensava Hobbes.”
John Locke foi um filósofo iluminista, desenvolveu-se em meio a efervescência intelectual, religiosa filosófica e política das universidades da época. Era um homem de saúde frágil, e encontrou na Medicina sua verdadeira vocação, a de pensador e de homem de letras. Sua profissão, assim, opermitia servir a humanidade e ao mesmo tempo aprofundar-se em pesquisas científicas e filosóficas. Sua principal obra política, intitulada “Ensaio Sobre o Governo Civil”, expõe sua teoria sobre o Estado.
O terceiro pensador aqui apresentado é Jean-Jacques Rousseau, (1712-1778). Nasceu em Genebra (Suíça), e foi um dos maiores pensadores franceses do século XVIII no campo da filosofia, da moral e daeducação. Foi um dos maiores influenciadores dos ideais iluministas e da Revolução Francesa, a partir de suas idéias de liberdade e igualdade.
Nascido em uma família humilde, com quinze irmãos, e tendo um pai relojoeiro, Rousseau enfrentou grandes dificuldades para ingressar no mundo das letras, que pertencia, por tradição, a burguesia abastada. WEFFORT, 1996, P.191, revela que “[...] Rousseauserá sempre avesso aos salões e as cortes. Será um filósofo a margem dos grandes nomes de seu século, mas nem por isso estaria afastado das polêmicas [...].”
Rousseau não era um liberal, e sim um crítico, um contratualista[1] progressista insatisfeito com seu país. Devido as suas críticas a sociedade da época, ele foi perseguido e teve que viver no exílio por um longo tempo. Sua vida oscilava...
tracking img