Contrapropaganda politica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1235 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Contrapropaganda Política
 
A contrapropaganda política, isto é, a propaganda de combate às teses de um adversário possui certas características inerentes, que são as seguintes:
 
1 - Busca “desmontar” os argumentos do adversário, assinalando os temas que podem ser mais facilmente combatidos por terem conteúdo lógico fraco, serem contraditório etc.
 
 2 – Busca atacar os pontos fracos doadversário. Esse é um preceito fundamental da estratégia da contrapropaganda: encontrar o ponto fraco do adversário e explorá-lo ao máximo.
 
3 – Não atacar frontalmente uma propaganda adversária quando esta se mostrar poderosa. Se as pessoas estão convencidas de algo (eventualmente por uma propaganda), é melhor partir dessa mesma opinião para combatê-la e modificá-la. Deve-se buscar ganhar aopinião alheia aos poucos, e para isso é preciso estabelecer um terreno comum de interlocução. Por isso, não se deve negar de imediato o que as pessoas acreditam ser bom, já que isso impedirá a discussão.
 
4 – Atacar e desconsiderar o adversário, apelando para argumentos pessoais, desconsiderando-o. A busca das contradições e aspectos que possam desacreditar o oponente é importante para colocá-lonuma posição de inferioridade
 
5 – Colocar a propaganda do adversário em contradição com os fatos (seja por fotos, anteriores declarações, testemunhos etc.).
 
6 – Ridicularizar o adversário, imitando seu estilo ou argumentação de modo a representá-lo como ridículo. E isso que faz, por exemplo, Chaplin, em O grande ditador.
 
7 – Fazer predominar seu “clima de força”, ou seja, tentar imporsua linguagem ao adversário e à opinião pública. Por exemplo, os líderes dos sem-terra falam em “ocupação” de terras, já seus adversários em “invasão” – e ambos os grupos tentam, através da linguagem, fazer predominar determinada interpretação da realidade.
  
 
Funções e características positivas da propaganda política na sociedade moderna
 
Quando não utilizada de maneira mentirosa, apropaganda política cumpre importantes papéis em termos da explicação e justificação de políticas. Nesse sentido, ela obriga os políticos a se definirem e a não se contradizerem, o que faz com que propaganda política acabe prestando um serviço relevante para a sociedade.

Propaganda e Contrapropaganda

A propaganda é uma atividade sistemática que envolve técnicas e métodos para persuadir grandenúmero de pessoas utilizando-se de meios de comunicação na disseminação de mensagens. É desenvolvida num ato de patrocínio com o objetivo criar, reformar conceitos e fixar referências na mente das pessoas, predispondo-a favoravelmente em relação ao que se pretende.
A propaganda é a manipulação da comunicação com uso dos recursos mais persuasivos (folhetos, TV, rádio, outdoor, redes sociais, blogs,mídias) e visa produzir um comportamento em benefício de quem está promovendo, informando, traduzindo ou anunciando. A propaganda é possuidora de poder de persuasão e convencimento e busca influenciar indivíduos sociáveis nos seu atos ideológicos.
Como instrumento de inteligência tem seu emprego planejado, em qualquer forma de comunicação pública, em grande escala, destinada a desinformar, provocarsituações, afetar ideias, conceitos e emoções em pessoas e/ou grupos, com determinada finalidade pública, privada, militar, econômica ou política.
Já a contrapropaganda é uma propaganda que tem como objetivo neutralizar e ou anular os efeitos de outra propaganda. Algumas regras básicas podem servir para ações de contrapropaganda: a) desfazer uma propaganda adversária, neutralizando e minimizandoos efeitos; b) atacar os pontos fracos, provocando um sentimento de descredibilidade; c) desenvolver notas e publicações visando desacreditar o adversário; d) colocar a propaganda adversária em contradição com os fatos; e) desviar sutilmente o sentido e tornar a propaganda adversa insignificante; f) difundir notícias contestando ponto a ponto a propaganda adversa (contrapropaganda direta); g)...
tracking img