Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2204 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Estamos num tempo em que empreender se tornou uma necessidade, pois o mercado está cada vez mais competitivo, e não é preciso de apenas uma boa idéia, é preciso inovar, planejar, analisar e controlar.
O empreendedor tem que atribuir sua caracteristica inovadora com muito estudo e pesquisa para se tornar um administrador de sucesso. Oplano de negócio é um ótimo auxílio para os empreendedores , pois nele é possível colocar todo o planejamento de uma idéia de um produto ou servico , desde análise do produto á criação deste . A partir dele dá pra se perceber se o projeto é viável ou não.
O plano de negócio servirá também para apresentar aos investidores, para ver se vale a pena investir. O empreendedor,pessoa que tem habilidade em tomar decisões, atitude de assumir riscos, motivação e persistência, tem de ter também , controle e planejamento , pois uma idéia inovadora, se não for seguida de um bom planejamento, pode se tornar um fracasso.



















Primeira Parte

A partir dos assuntos apresentados em todos os conteúdos da disciplina e de conhecimentos acerca doassunto responda:

01)Mencione a origem do termo empreendedorismo e os pioneiros na utilização do termo. Não se esqueça de associaras diferentes utilizações do termo ao economista que a citou .
O termo Empreendedorismo é um neologismo derivado da livre tradução da palavra Entrepreneursbip, que se popularizou através da importação do inglês e cuja origem vem de  entrepreneur,  palavra francesaque era usada no século XII para designar aquele que incentivava brigas. No final do século XVII passou a indicar a pessoa que iniciava e conduzia projetos e empreendimentos. A palavra empreendedorismo foi utilizada pela primeira vez, com o conceito aproximado ao que temos hoje, pelo economista Joseph Schumpeter em 1950 como sendo uma pessoa com criatividade e capaz de fazer sucesso cominovações. Um pouco depois, com Alexandre Frota em 1967 e Peter Drucker em 1970, foi introduzido o conceito de risco, pois uma pessoa empreendedora precisa arriscar em algum negócio. Foi utilizada para definir pessoas que conseguiam inovar, criar, liderar e assumir riscos.

02)Liste 5 características de um empreendedor.

-Capacidadede de assumir riscos:
O empreendedor assume riscos, não que ele goste ,mas é necessário. O risco que ele corre é uim risco calculado , ele sabe que é preciso aprender a conviver com os riscos e administrá- los de forma a superá-los . Ele sabe lidar também com a possibilidade do fracasso.

-Curioso :
O empreendedor é curioso e busca senpre algo novo que ninguém ainda tenha tentado. Ele sempre busca o diferente. Ele não anda no caminho dos outros, ele cria o seupróprio caminho. Tem uma aversão a estagnação, e procura sempre o que é novidade.

-Persistente:
O empreendedor é persistente, ele sabe o que quer e não desiste fácil. Ele é sonhador e vai em busca desse sonho, e não se abate por qualquer coisa.

-Tomador de decisão:
O empreendedor raciocina rápido e é determinado quanto á tomada de decisão. Ela sabe perfeitamente quanod dizer sim ou não ,sabe aproveitar as oportunidades.

-Identificador de oportunidades:
O empreendedor vê o mundo com outros olhos , ele vê oportunidades onde os outros não veêm . Ele não só identifica como também as aproveita.

03)Explique qual a importância de se estudar empreendedorismo e plano de negócio.
O empreendedorismo é o termo usado para aquele tipo de pessoa que tem coragem de abrir seu próprionegócio, que planeja e ousa ir em busca daquilo que sonha . O empreendedorismo é importante pois é através dele que as pessoas se motivam a ir á luta. O plano de negócio é o planejamento daquilo que se quer fazer , é um resumo das pesquisas concretas e visiabilidade do negócio como um todo antes de ficar pronto, ou mesmo de quando já existe , serve para melhorar seu negócio. È a partir dele que...
tracking img