Contos de fada no desenvolvimento infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 40 (9762 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
pedagogia


CLARICE DREXLER

CONTOS DE FADAS:
Os Contos No Desenvolvimento Infantil

Concórdia
2012

CLARICE DREXLER

CONTOS DE FADAS:
Os Contos No Desenvolvimento Infantil

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à
UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como
Requisito parcial para a obtenção do título de Licenciado em Pedagogia.Orientador: Okçana Battini
Tutor Eletrônico: Melina Klaus
Tutor de Sala: Adriane Chaves

Concórdia
2012

[Dedico este trabalho a todos que, de uma forma ou de outra, contribuíram para que tudo isso pudesse se tornar realidade...]AGRaDECIMENTOS
Agradeço primeiramente a Deus, meu esposo e filho, aos pais e familiares que com compreensão sempre me incentivaram para que este instante se tornasse possível. Agradeço aos meus pais pela vida, pela dedicação, amor, compreensão, carinho. Aos amigos e amigas que sempre estiveram juntos nos momentos difíceis e também nos bons, fazendo destes únicos em nossas vidas.
Também àprofessora Adriane Chaves, dedicada e comprometida, incentivando sempre para que eu pudesse atingir o melhor resultado superando sempre as possíveis dificuldades.
Aos colegas que compartilharam comigo todas as dificuldades e vitórias conquistadas ao longo do curso.
Ao meu esposo Ediovan Lima e filho Leonardo Lima que sempre entenderam a minha ausência e assim, estiveram ao meu lado apoiando evalorizando meu esforço, a cada dia, a cada momento em que precisei deste apoio, muito obrigado.

DREXLER, Clarice. Conto de Fadas: Os contos no desenvolvimento infantil. 2012. 33p Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação – Pedagogia)- Sistema De Ensino Presencial Conectado, Universidade Norte do Paraná, Concórdia, 2012.
RESUMO
Atualmente a tecnologia faz com que se pense que a família deixou de seressencial no desenvolvimento infantil, pelo contrário, mas na escola é que aflora ainda mais o mundo imaginário e para isso não basta que o professor só repasse informações, mas deve fornecer subsídios na formação da criança, e isso encontramos nos contos de fadas, eles se estruturam no ser humano, e isso é retirado da leitura que leva a criança a pensar, e encontrar respostas para seus medos eangústias. Tudo isso é feito de forma prazerosa, pela magia que os contos de fada propiciam. Os contos de fada são uma ferramenta excelente a disposição dos educandos, os quais devem ser trabalhados e explorados cada vez mais, pois a sua essência, a sua matéria-prima é algo a ser ensinado e aprendido, pois os valores éticos e morais repassados nos contos é algo necessário e urgente a se trabalhar,em meio a esta sociedade deturpada pelo materialismo e consumismo, sociedade essa que está cheia de lobos, bruxas, feitiços, mas o maravilhoso é que sempre encontramos amigos, “fadas, príncipes e princesas” e principalmente vale à pena mostrar a exemplo dos contos de fada, o quanto é importante seguir um caminho coerente e isso é fundamental para a leitura no mundo infantil, pois mesmo que no seuconsciente não saiba elas estão criando aversão ao mal, isso se transformará em uma prática da realidade cotidiana conforme presenciamos em sala de aula.

Palavras-chave: encantamento, sociedade, infância, leitura.

sumário
INTRODUÇÃO......................................... 06

CAPÍTULO 1. A IMPORTÂNCIA DOS CONTOS DE FADA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL............ 08
1.1 AVERSÃOAOS CONTOS DE FADAS 12
1.2 OS CONTOS E A SUPERAÇÃO DOS TRAUMAS E MEDOS 14
1.3 OS CONTOS E A PSICANÁLISE INFANTIL 14

2 . A INFLUÊNCIA DOS CONTOS NO COTIDIANO INFANTIL 17
2.1 TRANSMISSÃO DE VALORES. 17
2.2 SENTIMENTOS E VALORES 20
2.3 SENTIMENTOS REPRESENTADOS NO ENREDO 21

3. BEM X MAL 23
3.1. A LITERATURA INFANTIL ENTRE O BEM E O MAL 24
3.2 A PSICANÁLISE DO BEM E DO MAL...
tracking img