Contnilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4433 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Anhanguera – Uniban – Unidade ABC







[pic]





Administração de Empresas

Contabilidade

Professora: Sandra Paula







Elizama Germano dos Santos – 111609470

Jéssica Rodrigues dos Santos – 111537851

Moisés Nunes Duarte – 111594219

Monique Ellen Arruda – 100840060

William Nunes Neubecker – 1299931187



São Bernardo do Campo – SP

Abril/2012Origem da Contabilidade

A origem da Contabilidade está ligada a necessidade de registros do comércio. Há indícios de que as primeiras cidades comerciais eram dos fenícios. A prática do comércio não era exclusiva destes, sendo exercida nas principais cidades da Antiguidade.À medida que o homem começava a possuir maior quantidade de valores, preocupava-lhe saber quanto poderiam render e qual aforma mais simples de aumentar as suas posses; tais informações não eram de fácil memorização quando já em maior volume, requerendo registros.
Primeiros sinais da contabilidade antiga
Período se inicia com as primeiras civilizações e vai até 1202 da Era Cristã, quando apareceu o Liber Abaci , da autoria Leonardo Fibonaci, o Pisano.Os primeiros registros processaram-se de forma rudimentar, namemória do homem. Como este é um ser pensante, inteligente, logo encontrou formas mais eficientes de processar os seus registros, utilizando gravações e outros métodos alternativos.
O inventário exercia um importante papel, pois a contagem era o método adotado para o controle dos bens, que eram classificados segundo sua natureza: rebanhos, metais, escravos, etc. A palavra "Conta" designa oagrupamento de itens da mesma espécie. 
Evolução da Contabilidade
No início dos tempos da humanidade, o homem não tinha moradia fixa e andava de terra em terra, tirando o seu sustento da natureza, apenas para garantir a sobrevivência, sem a preocupação de acumular riquezas. O tempo foi passando e o homem sentiu a necessidade de ter um lugar fixo para viver, passando assim a ser sedentário, econsequentemente a cultivar os seus alimentos (praticar a agricultura) e a domesticar os animais (atividades de pastoreio, ou seja, a pecuária). A partir daí, o homem sentiu a necessidade de controlar o seu rebanho, que representava o patrimônio à sua disposição. E como ele iria fazer isso em uma época na qual não existia moeda, escrita e números? Mas, como o homem é um ser racional, ele sempre chegava a umasolução.

Ele controlava o seu rebanho através de desenhos rupestres nas paredes das cavernas, ou então ele poderia fazer o inventário dos seus bens associando cada ovelha a objetos que ele tinha a sua disposição na natureza, como: pedras, galhos, sementes de frutas, entre outros. Essa forma rudimentar de praticar a contabilidade tem embasamento em trabalhos de vários pesquisadores, e Santos et al(2007) vão mais além, quando afirmam que a contabilidade tem vivido nos últimos anos uma revolução em termos de sua história, visto que recentes trabalhos arqueológicos encontraram vestígios da utilização de sistemas contábeis na pré-história, em forma de fichas de barro.

Os estudos arqueológicos da contabilidade, citados por Santos et al (2007) e Schmidte Santos (2008), entre outros fatores,revelaram que:

• As primeiras fichas de barro foram encontradas em 8000 a.C., em Uruk, antiga cidade da mesopotâmia e centro importante da civilização sumeriana;

• Em sítios arqueológicos do Oriente próximo foram encontrados materiais que caracterizaram um sistema contábil utilizado entre 8000 e 3000 A. C., constituído de pequenas fichas de barro;

• Em sítios arqueológicos sem Israel,Síria, Iraque, Turquia e Irã foram encontradas fichas de barro datadas de 8000 a 3000 A. C.;

• Escavações também revelaram a existência de outros artefatos de barro assemelhados a caixas que continham fichas no seu interior e impressões externas, que datavam os mais antigos, de aproximadamente 3250 A. C., denominados envelopes. Essas fichas de barro poderiam ser comparadas ao que temos hoje como o...
tracking img