Contnilidade

Páginas: 18 (4433 palavras) Publicado: 30 de abril de 2012
Anhanguera – Uniban – Unidade ABC







[pic]





Administração de Empresas

Contabilidade

Professora: Sandra Paula







Elizama Germano dos Santos – 111609470

Jéssica Rodrigues dos Santos – 111537851

Moisés Nunes Duarte – 111594219

Monique Ellen Arruda – 100840060

William Nunes Neubecker – 1299931187



São Bernardo do Campo – SP

Abril/2012Origem da Contabilidade

A origem da Contabilidade está ligada a necessidade de registros do comércio. Há indícios de que as primeiras cidades comerciais eram dos fenícios. A prática do comércio não era exclusiva destes, sendo exercida nas principais cidades da Antiguidade.À medida que o homem começava a possuir maior quantidade de valores, preocupava-lhe saber quanto poderiam render e qual aforma mais simples de aumentar as suas posses; tais informações não eram de fácil memorização quando já em maior volume, requerendo registros.
Primeiros sinais da contabilidade antiga
Período se inicia com as primeiras civilizações e vai até 1202 da Era Cristã, quando apareceu o Liber Abaci , da autoria Leonardo Fibonaci, o Pisano.Os primeiros registros processaram-se de forma rudimentar, namemória do homem. Como este é um ser pensante, inteligente, logo encontrou formas mais eficientes de processar os seus registros, utilizando gravações e outros métodos alternativos.
O inventário exercia um importante papel, pois a contagem era o método adotado para o controle dos bens, que eram classificados segundo sua natureza: rebanhos, metais, escravos, etc. A palavra "Conta" designa oagrupamento de itens da mesma espécie. 
Evolução da Contabilidade
No início dos tempos da humanidade, o homem não tinha moradia fixa e andava de terra em terra, tirando o seu sustento da natureza, apenas para garantir a sobrevivência, sem a preocupação de acumular riquezas. O tempo foi passando e o homem sentiu a necessidade de ter um lugar fixo para viver, passando assim a ser sedentário, econsequentemente a cultivar os seus alimentos (praticar a agricultura) e a domesticar os animais (atividades de pastoreio, ou seja, a pecuária). A partir daí, o homem sentiu a necessidade de controlar o seu rebanho, que representava o patrimônio à sua disposição. E como ele iria fazer isso em uma época na qual não existia moeda, escrita e números? Mas, como o homem é um ser racional, ele sempre chegava a umasolução.

Ele controlava o seu rebanho através de desenhos rupestres nas paredes das cavernas, ou então ele poderia fazer o inventário dos seus bens associando cada ovelha a objetos que ele tinha a sua disposição na natureza, como: pedras, galhos, sementes de frutas, entre outros. Essa forma rudimentar de praticar a contabilidade tem embasamento em trabalhos de vários pesquisadores, e Santos et al(2007) vão mais além, quando afirmam que a contabilidade tem vivido nos últimos anos uma revolução em termos de sua história, visto que recentes trabalhos arqueológicos encontraram vestígios da utilização de sistemas contábeis na pré-história, em forma de fichas de barro.

Os estudos arqueológicos da contabilidade, citados por Santos et al (2007) e Schmidte Santos (2008), entre outros fatores,revelaram que:

• As primeiras fichas de barro foram encontradas em 8000 a.C., em Uruk, antiga cidade da mesopotâmia e centro importante da civilização sumeriana;

• Em sítios arqueológicos do Oriente próximo foram encontrados materiais que caracterizaram um sistema contábil utilizado entre 8000 e 3000 A. C., constituído de pequenas fichas de barro;

• Em sítios arqueológicos sem Israel,Síria, Iraque, Turquia e Irã foram encontradas fichas de barro datadas de 8000 a 3000 A. C.;

• Escavações também revelaram a existência de outros artefatos de barro assemelhados a caixas que continham fichas no seu interior e impressões externas, que datavam os mais antigos, de aproximadamente 3250 A. C., denominados envelopes. Essas fichas de barro poderiam ser comparadas ao que temos hoje como o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!