Continuidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1837 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

A Contabilidade surgiu das necessidades que as pessoas tinham de controlar aquilo que possuíam, gastavam ou deviam. Sempre procurando encontrar uma maneira simples de aumentar suas posses. Logo com as primeiras administrações, surge a necessidade de controle, que seria totalmente impossível sem a aplicação dos registros.
O Objetivo da Contabilidade é prestar informaçõesrelacionadas ao patrimônio de uma pessoa física ou jurídica para tomada de decisões.  Dando origem aos Princípios da Contabilidade, sendo um deles: O Princípio da Continuidade, tal princípio diz que a empresa deve ser avaliada e escriturada na suposição de que a entidade nunca será extinta. As Demonstrações Contábeis são estáticas, não podem ser desvinculadas dos períodos anteriores e subseqüentes, avida da empresa é continuada going concern, até circunstância esclarecedora em contrário. Seus Ativos devem ser avaliados de acordo com a potencialidade que têm em gerar benefícios futuros para a empresa, na continuidade de suas operações, e não pelo valor que se poderia obter se fossem vendidos no estado em que se encontram.
Caso ocorra situação desfavorável a entidade poderá ser investigada peloconselho de contabilidade, podendo conseqüentemente ser encerrada, terminando suas atividades empresariais.

2 - O PRINCÍPIO DA CONTINUIDADE
As resoluções do CFC definem e comentam o Princípio da Continuidade da forma que se segue:
"Art. 5º A Continuidade ou não da Entidade, bem como sua vida definida ou provável, devem ser consideradas quando da classificação e avaliação das mutaçõespatrimoniais, quantitativas e qualitativas.
§ 1º A Continuidade influencia o valor econômico dos ativos e, em muitos casos, o valor ou o vencimento dos passivos, especialmente quando a extinção da Entidade tem prazo determinado, previsto ou previsível.
§ 2º A observância do Princípio da Continuidade é indispensável à correta aplicação do Princípio da Competência por efeito de se relacionar diretamenteà quantificação dos componentes patrimoniais e à formação do resultado, e de se constituir dado importante para aferir a capacidade futura de geração de resultado.

2.1 - ASPECTOS CONCEITUAIS 
O Princípio da CONTINUIDADE afirma que o patrimônio da Entidade, na sua composição qualitativa e quantitativa, depende das condições em que provavelmente se desenvolveram as operações daentidade. A suspensão das suas atividades pode provocar efeitos na utilidade de determinados ativos, com a perda, até mesmo integral, de seu valor. A queda no nível de ocupação pode também provocar efeitos semelhantes.
A modificação no estado de coisas citado pode ocorrer por diversas causas, entre as quais ressaltam as seguintes:
a) Modificações na conjuntura econômica que provoquem alterações naamplitude do mercado em que atua a Entidade. Exemplo nesse sentido é a queda de poder aquisitivo da população, que provoca redução no consumo de bens, o que, a sua vez, resulta na redução do grau de ocupação de muitas Entidades;
b) Mudanças de política governamental, como, por exemplo, na área cambial, influenciando diretamente o volume das exportações de determinados ramos econômicos, comefeito direto nos níveis de produção de determinadas Entidades;
c) Problemas internos das próprias Entidades, consubstanciados em envelhecimento tecnológico dos seus processo ou produtos, superação mercadológica destes, exigência de proteção ambiental, falta de capital, falta de liquidez, incapacidade administrativa, dissensões entre os controladores da Entidade e outras causas quaisquer quelevem a entidade a perder suas condições de competitividade, sendo gradativamente alijada no mercado;
d) Causas naturais ou fortuitas que afetem a manutenção da entidade no mercado, tais como inundações, incêndios, ausência de materiais primários por quebra de safra.  
A situação-limite na aplicação do Princípio da Continuidade é aquela em que há cessação das atividades da entidade. Nessa...
tracking img