Principio da continuidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (498 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Principio da Continuidade

Resolução 750/93
SEÇÃO II
O PRINCÍPIO DA CONTINUIDADE

Art. 5º. O Princípio da Continuidade pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro e, portanto, amensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância. (Redação dada pela Resolução CFC nº. 1282/10)
No Brasil, com forte tendência para a internacionalização,os princípios estão organizados em sete Princípios Fundamentais de Contabilidade, agora chamados de Princípios Contábeis e são regidos por seis princípios, por causa da resolução CFC 1282/10.

Art.3º São Princípios de Contabilidade: (Redação dada pela Resolução CFC nº. 1282/10)

I) o da ENTIDADE;

II) o da CONTINUIDADE;

III) o da OPORTUNIDADE;

IV) o do REGISTRO PELO VALORORIGINAL;

V) o da ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA; (Revogado pela Resolução CFC nº. 1282/10)

VI) o da COMPETÊNCIA; e

VII) o da PRUDÊNCIA.

A Continuídade é até mais que um princípio, é um Postulado noqual é necessário para se ter a contabilidade.
Quando uma instituição é criada (seja empresa, ONG, etc) ela se considera como de Duração Ilimitada. Se ela conseguir manter-se nesta forma temos oprincípio da continuidade pois haverá contabilidade enquanto existir empresa.
O mesmo para empresas de temporada. Uma empresa abre pra funcionar apenas nos 3 meses do verão. Ela está definindo suacontinuidade (3 meses) logo só haverá contabilidade neste período.
A continuidade significa que a Contabilidade efetua a avaliação do patrimônio e o registro das suas mutações considerando que a entidade,até evidências em contrário, terá sua vida continuada ao longo do tempo, ou seja, é a hipótese básica de que a entidade cujo patrimônio está sendo contabilizado não está destinada a liquidação ou aqualquer forma de extinção, mas, sim, a continuar operando por tempo indeterminado.

Isso não significa que em nenhuma situação se abandona a idéia da continuidade; é claro que quando existirem...
tracking img