Continente africano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2527 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Continente africano
História
O continente africano abriga 50 países disjuntos, e sua população é aproximadamente de um bilhão de pessoas. Com uma área de 30 milhões de quilômetros quadrados. Possuidor de uma grande biodiversidade e admiráveis paisagens naturais.

          Com relação a sua situação geográfica seu litoral quase não apresenta penínsulas, e está localizado basicamente noOriente Médio. Existem no interior do território africano vários rios, cataratas e lagos, os lagos mais importantes são: Vitória, Tanganica, Niassa, Turkana e Alberto.

Porém a maior parte dos rios cursam áreas planálticas, isso beneficia a construção de usinas hidrelétricas. Os rios mais influentes são: Rio Nilo, Rio Níger e Zambeze.

        Apesar de seu brio, o continente africano padeceu quandoos europeus obtiveram sucesso nas suas investidas em busca de ambiente até então incógnitos para explorarem. Porém ao encontrarem com povos de cor e civilizações dessemelhantes, e ao intuírem que eram bem inferiores aos europeus eles sobrepujaram os procedentes do continente africano. Humilhados, foram depostos de suas riquezas, e de seus íntimos. Muitos foram conduzidos como escravos para outrocontinente que os europeus conheceram e deram o nome de América.
No dia em que os europeus desembarcaram nas praias africanas foi escrita uma página triste na história da humanidade. O apontamento da maior tragédia que o ser humano já vivenciou, comparado apenas a Segunda Guerra Mundial.
Até metade do século XX esse continente foi colônia dos países europeus por muitos tempos. A independênciaocorreu durante a Segunda Guerra Mundial.
Há uma grande diversidade étnica, social e política, um dos obstáculos para os governantes é a inópia que esta estampada em quase todo continente.
Atualmente os países mais desenvolvidos são: Líbia, Ilhas Mauricio e Seicheles com qualidade de vida comparada a alguns países europeus. Destacamos a África do Sul que tem um índice de qualidade dedesenvolvimento bastante razoável em relação a outros países do continente.
Antes mesmo da vinda dos europeus a África, e monopolizando os seus  habitantes como escravos. Os árabes já exerciam o comércio de servidão e cativeiro, ou seja, trabalho compelido e não recompensado.  Outro fator que colaborou para essa transação foram as guerras tribais, na maioria das vezes as tribos derrotadas eram comercializadasaos comerciantes de outros continentes, pois eram negociados como escravos.
Por ser um continente de diversidades culturais, religiosas, étnica. Também a uma diferença generalizada entre ricos e pobres, poucos detém a maioria das riquezas, pois a uma desigualdade de classes sociais enormes. Esses milionários são conhecidos polo nome de “Shakes”.
O continente africano ainda passa por problemasque imperam o seu desenvolvimento, fome, guerras civis e doenças. Os mesmos países que explorou de forma arrogante as riquezas da mãe África. Acolchoando de riquezas as potências ocidentais durante séculos, agora brió as costas para ajudarem os países africanos que enfrentam gravíssimas crises. Lembramos que o desenvolvimento dos países do continente Europeu foi a custa da mão de obra escrava eriquezas usurpadas sem nenhum consentimento do povo africano.

Econômia
A maior parte da África vive em situação de subdesenvolvimento e pobreza, por várias causas: condições climáticas de extrema aridez ou umidade, pobreza dos solos, técnicas tradicionais, má administração e uma infraestrutura econômica herdada do colonialismo.
A agricultura e a criação de gado são as atividades maisimportantes, embora, à exceção das grandes plantações controladas por proprietários locais ou por empresas estrangeiras, a renda seja escassa e a produção não satisfaça as necessidades alimentares da população. O clima é o fator determinante do tipo de lavoura de cada região. Nas zonas de clima mediterrâneo pratica-se a característica agricultura de cereais, oliveiras, videiras, frutas, legumes etc. As...
tracking img