Contextualizando as academias ao ar livre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2426 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTEXTUALIZANDO AS ACADEMIAS AO AR LIVRE (AAL)

(1)Elaine Christina kluska, (1)Danielle Della Gata, (1)Priscila Carla Silva, (1)Yuri Branco Scorsato.
(1) GRADUANDOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA, FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL.

RESUMO
O presente artigo objetivou classificar as AAL (Academias ao Ar Livre) dentro dos conceitos do lazer, atividade física, treinamento e saúde. Podemos constatar quea AAL não possui um projeto base para sua instalação, assim o Centro de Referência Qualidade de Vida e Movimento (CRQVM), juntamente da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ) buscam a melhor maneira de trabalhar com essa ferramenta que foi imposta a sociedade por meio de um programa de política pública sem embasamento teórico.
Palavras-chave: Academias ao Ar Livre, lazer,Recreação, Atividade Física.
ABSTRACT
This article aimed to classify the AAL (Academies outdoor) within the concepts of leisure, physical activity, training and health. We note that the AAL does not have a project basis for its installation, so the Reference Center Quality of Life and Movement (CRQVM) along the Secretariat Municipal Sports, Recreation and Youth (SMELJ) seek the best way to workwith this tool that was imposed on society through a program of public policy without theoretical foundation.
Keywords: Academies outdoor, Leisure, Recreation, Physical Activity.

INTRODUÇÃO

As academias ao Ar Livre no Brasil começaram em 2005 quando o Ministério da Saúde lançou o Programa Brasil Saudável, site {http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/brasil%20saudavel.pdf}, cumprindocom o compromisso das diretrizes e ações previstas na estratégia global de alimentação e atividade física de 2004 {site: http://www.who.int/dietphysicalactivity/strategy/eb11344/strategy_english_web.pdf}, proposta pela OMS (Organização Mundial de Saúde).
Levando isso em consideração a prefeitura de Maringá por meio do departamento de saúde criou o Programa Maringá Saudável projeto com os mesmosobjetivos do Programa Brasil Saudável, e nesse contexto nasce a ATI (Academia da Terceira Idade) ou para a prefeitura de Curitiba a AAL.
A proposta de uma Academia ao Ar Livre surge em Curitiba à partir de 2009, devemos aqui salientar que a prefeitura de Curitiba não possui um projeto como o da prefeitura de Maringá, aqui as AAL foram instaladas através de licitação, onde a prefeitura aprovou aZiober tendo com ela um contrato para a instalação de 155 unidades e manutenção destes espaços pelos próximos 5 anos, onde a Ziober em contrapartida ganha o direito de explorar a propaganda exibida nestas áreas.
Em fevereiro de 2009 foi instalada a primeira AAL no Parque Barigui, a segunda foi instalada no Parque Tingui, segundo a Revista de Gestão Pública (2010, p.67) nesta ocasião foramrealizadas fotografias e vídeos para criar o folder que seria anexado nas unidades das academias e entregue pela SMELJ aos praticantes, foram confeccionados 100.000 exemplares apenas em maio de 2010.
Em 2011, numa conversa com os senhores Eros Mathoso e Dalton Grande ambos responsáveis pelo CRQVM foi informado à inexistência de um projeto para a implantação das academias, eles também nos informaram quetudo começou em Maringá e através do boca a boca chegou a Curitiba onde a Ziober ofereceu o produto e a prefeitura decidiu investir nesta ideia, para incluir esta ferramenta no Plano de Governo como afirma a Revista de Gestão Pública em Curitba (2010, p. 66).
Segundo a Revista de Gestão Pública (2010, p. 65) onde é realizado o primeiro estudo de aplicabilidade das AAL, as academias sãoferramentas de lazer, saúde e atividade física, esta publicação traz conceitos pertinentes à Educação Física.
Devemos ter cuidado em utilizar essa ferramenta como “solucionador” de problemas sociais, hoje o município de Curitiba possui 79 unidades, divididas em 9 regionais que visam ajudar a população no combate ao sedentarismo, melhorar a sua saúde e ao mesmo tempo atuar como forma de lazer.
Desta...
tracking img