Aimentação e direitos humanos

5588 palavras 23 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE CAXIAS – CESC
CURSO: PEDAGOGIA

ALIMENTAÇÃO E DIREITOS HUMANOS

Trabalho apresentado como requisito parcial para a obtenção de nota para aprovação na disciplina de metodologia científica, no Curso de Pedagogia, na Universidade Estadual do Maranhão, tendo como orientador o professor mestre Roldão Barbosa.

CAXIAS-MA
2012
ALIMENTAÇÃO E DIREITOS HUMANOS

Ednalva Santos

Ms. Roldão Barbosa3

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE CAXIAS – CESC

RESUMO

O artigo faz uma análise crítica do debate atual no Brasil sobre os conceitos da alimentação e as suas implicações para o processo de elaboração de políticas públicas no país. A alimentação e a fome são eventos relacionados, mas de natureza distinta. Os riscos sobre a alimentação e as suas dimensões estritamente biológicas ou econômicas, para fins de mensuração, são discutidos em relação ao possível impacto sobre realização do Direito Humano à Alimentação. Propõe-se o fortalecimento da ótica dos Direitos Humanos na discussão sobre o tema no Brasil. Esta abordagem colabora para uma conceituação mais abrangente e integrada da alimentação. Ao mesmo tempo, define titularidades, papéis e obrigações do Estado e de diferentes atores sociais que permite ma elaboração de políticas públicas cuja metade do desempenho possa ser monitorada mais facilmente pela sociedade civil. É feita uma breve análise da política de combate à fome sobre a alimentação aos órgãos governamentais e sugestões são apresentadas para debate.

Palavras-chaves: fome, direito humano à alimentação, políticas públicas de alimentação e nutrição.

Resumen

El artículo presenta un análisis crítico del actual debate en Brasil sobre los conceptos de suministro implicaciones para el proceso de desarrollo de políticas públicas en el país. La comida y el hambre son eventos

Relacionados

  • Actividade Física, Alimentação e Prevenção da Obesidade
    1079 palavras | 5 páginas
  • Albergue de Uberaba - experiência de um interno
    5045 palavras | 21 páginas
  • Livro SWAgro Digital
    73034 palavras | 293 páginas
  • Oleos
    75359 palavras | 302 páginas