Contextos

Páginas: 6 (1300 palavras) Publicado: 11 de junho de 2013
Educação de Jovens e Adultos

A obra Educação de jovens e adultos, de Maria Antônia de Souza, traça a trajetória percorrida pela EJA no Brasil, através de quatro capítulos, em que são abordados fatos da história da educação de jovens e adultos, analisando a legislação educacional, a formação e a prática dos educadores, além das experiências dessa modalidade de educação no final do século XX einício do século XXI. Geralmente, os estudos pedagógicos priorizam a educação básica, o que torna ainda mais importante a leitura e análise dessa obra para que se conheça melhor a EJA, reconhecendo essa modalidade de educação como fundamental para o ensino brasileiro.
No primeiro capítulo, Um pouco de história da EJA no Brasil, a autora analisa três aspectos essenciais para o entendimento daeducação de jovens e adultos. O primeiro aspecto é constituído pelo estudo dos antecedentes dessa modalidade, que se chamava educação popular e educação de adultos, e já apresentava como objetivo principal minimizar as desigualdades sociais desencadeadas a partir de uma educação sem qualidade e despreparada para enfrentar as dificuldades apresentadas por aqueles indivíduos que perderam a idade idealpara estudar.
Historicamente, são registrados fatos que comprovam a preocupação dos governos em relação à alfabetização de adultos, para que índices vergonhosos de analfabetismo pudessem ser extintos e a educação passou a ser necessária para a elevação cultural da nação. Além disso, o trabalhador analfabeto sempre foi marginalizado, e excluído da legislação brasileira. Na década de 1870, as escolasnoturnas foram criadas como uma tentativa, ainda precária, para melhorar essa situação.
Foi ao longo do século XX que a educação popular recebeu maior valorização, e a educação de adultos deixou de ser tratada somente como alfabetização, para que o ensino supletivo fosse estabelecido de forma mais efetiva. A partir de meados desse mesmo século, as campanhas de EJA iniciaram, exigindo iniciativasgovernamentais para amenizar as discrepâncias em relação à situação da escolaridade da população.
No segundo capítulo, Legislação educacional e EJA no Brasil, são abordados os diversos atos jurídicos que regulam a educação brasileira, principalmente no que dizem respeito à educação de jovens e adultos. Contata-se, através desse estudo, que as Constituições Brasileiras nem sempre deram a atençãomerecida à educação de adultos.
Foi somente a legislação de 1996 que criou um capítulo específico para que a modalidade EJA fosse concretizada em nosso país. Ainda assim, modificações no texto da legislação, como a diminuição da idade para a realização de exames supletivos, por exemplo, evidenciaram que essa situação ainda apresentava contradições, e a luta para a erradicação do analfabetismoenfrentava problemas como a desistência e reprovação escolar, somados a baixa média de anos de estudo da população brasileira.
Além disso, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a EJA, ao tratarem de questões relativas à idade, organização curricular, processo de avaliação e certificação, também incrementaram essa discussão, tornando-se importantes norteadores para essa modalidade de educação.Isso significou um avanço para a educação de jovens e adultos, através de novas práticas educacionais, porém a formação dos professores pouco foi remodelada nesse sentido, para que fosse bem atendida essa demanda em relação à educação brasileira.
Para o fortalecimento da Educação de Jovens e Adultos foram necessários diversos movimentos e campanhas desenvolvidas pela sociedade civil. Nesse sentido,é importante salientar a realização da Conferência Internacional de Educação de Adultos, ocorrida na Alemanha no final da década de 1990. No Brasil, desde 1999, foram realizados onze Enejas, que são encontros para a discussão das principais realizações e desafios encontrados por essa modalidade de educação.
Assim, não se pode deixar de considerar também as ideias apresentadas no PNE, buscando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Contextos
  • contexto
  • Contexto
  • Contexto
  • contexto
  • Contexto
  • Contexto
  • Contexto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!