Contexto empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4121 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]























































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 CONCEITOS DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS 4
2.1 TEORICO QUE DESENVOLVEU..........................................................................5
2.2 PRINCIPAIS MUDANÇAS AO LONGO DOTEMPO............................................7
2 CONCEITOS DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS 4

3 CONCLUSÃO 14

REFERÊNCIAS 15

INTRODUÇÃO





A contabilidade é uma ciência que vem reforçando seu papel social, progredindo da simples função de proporcionar memorização e controle para a função de apoiar a gestão, demonstrando o fluxo da riqueza nas entidades.
Paraentendermos a dimensão da ciência que abraçamos para estudo, basta que lancemos o olhar para o passado, onde poderemos verificar, por meio das evidências históricas que, desde os primórdios da humanidade, as organizações mais primitivas já faziam uso da Contabilidade.
Indiscutivelmente, o conhecimento Contábil tem se tornado, ao longo dos anos, uma ferramenta indispensável para oprogresso da humanidade. Estudos de cunho histórico apresentam um enredo evolutivo da Contabilidade, chegando-se a conclusão de que, assim como qualquer ramo do conhecimento fortemente relacionado com o contexto social, a História do Pensamento Contábil é produto do meio social em que o usuário está inserido (SCHMIDT, 2000).
Assim, a contabilidade, como ciência que estuda a riqueza dasentidades, mais do que nunca se torna fundamentalmente importante para a sobrevivência destas, pois é através da contabilidade que se “acompanha a evolução patrimonial de uma entidade, observando os seus aspectos qualitativos e quantitativos” (SILVA, 2011, p. 12).
Considerando-se a sua importância socioeconômica e a amplitude do campo de atuação da Contabilidade, aborda-se-ão nestetrabalho os aspectos introdutórios e conceituais de uma ciência que sempre esteve associada à evolução da humanidade. Este enfoque considera não apenas a importância da ciência Contábil em si mesma, mas a sua relação multidisciplinar com outras áreas do conhecimento humano, revelando as várias contribuições que as ciências como Administração, Economia, Direiro e Matemática têm acrescido ao usuário dainformação contábil.



CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS





A Contabilidade é uma ciência que dispõe informações de grandes utilidades para a tomada de decisão, pois, coleta dados econômicos, mensura monetariamente, registra e sumariza em formas de relatórios ou de comunicados. É uma área responsável por gerir e administrar as contas de uma entidade. Isto inclui,segundo Marion (2009), todos os controles de capital de giro, fazendo parte as receitas, despesas e lucros. A contabilidade, portanto, é o instrumento que estimula a participação nas tomadas de decisões.
De acordo com Franco (1990),




contabilidade é a ciência que estuda, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro,a demonstração expositiva e a revelação desses fatos, com o fim de oferecer informações sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial.




Temos relatos do surgimento da Ciência Contábil há muitos anos a.C. e a sua origem é tão antiga quanto à origem do ser humano. Existem diversos relatos bíblicos importantesque mostram a sistematização e os controles contábeis, permitindo entender à história dessa ciência como, por exemplo, a passagem bíblica citada em Gêneses (2000, apud COSTA, 2009, p. 02): “Hoje vou passar por todo o seu rebanho a fim de separar para mim todos os carneirinhos pretos e todos os cabritos malhados e com manchas. É só isso que eu quero como salário”.
Assim, como...
tracking img