Contemporaneidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1006 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI- UNIASSELVI

O Trabalho e a Formação Profissional no Serviço Social Contemporâneo.

JORGE LUIZ CALDAS RODRIGUES

Trabalho apresentado para a obtenção de conceito à disciplina trabalho e contemporaneidade, ministra pelos professores. Vera Lucia e Fabio Roberto.

CAMETÁ- PARA
NOVEMBRODE 2012
O Trabalho e a Formação Profissional no Serviço SocialContemporâneo.

Jorge Luiz Caldas Rodrigues
Professores-Vera Lucia e Fabio Roberto.
Centro Universitário Leonardo da Vinci- UNIASSELVI
Curso: Serviço Social/ Turma: (SES0083)- Trabalho e Contemporaneidade
24/11/2012

RESUMO
Devemos fazer algumas reflexões pensando em trabalho e Serviço Social. Um dos veios analíticos, inaugurado na década de 1980, considera o Serviço Social como umaespecialização do trabalho coletivo, dentro da divisão técnica do trabalho, participe da produção e reprodução das relações sociais nesta perspectiva, podemos observar que esta especialização laboral do assistente social pode ser considerada um resultado das transformações do mundo do trabalho, que vem do Serviço Social.
Palavras- Chave: Trabalho, Contemporaneidade, Questões Sociais.
1- INTRODUÇÃOPara se trabalha ou discutir a profissão do Serviço Social, denota-se primordial perpassarmos pela categoria “trabalho”, para assim compreender como os assistentes sociais estão inseridos no mercado de trabalho e qual a força de seus trabalhos; que vem ocasionando, constante, mudanças nas diversas demandas imposta ao profissional do Serviço Social.
Sabemos que a atuação profissional do AssistenteSocial é uma especialização do trabalho, podemos verificar que uma das questões centrais para a pratica profissional do assistente social e a intencionalidade da ação, ou seja, a consciência relativa da mesma. O assistente social deve, constantemente refletir sobre a sua ação e a estratégia que desenvolvera pra mediros seus instrumentos e técnicas da ação profissional.
Então, podemos compreenderque o profissional da assistente social, que devemos levar em consideração a sua competência profissional (interna- advinda da sua formação profissional) e dos fatores ambientais (externos – do ambiente de trabalho), que condicionam o fazer profissional, ou seja que dão as diretrizes e norteiam o dia a dia da prática profissional do assistente social. Sendo que uma competência depende da outra,pois não adianta nada ter a melhor formação profissional se não soubermos desempenhar nossa atividade profissional junto à população usuária e ao demais profissional inseridos na instituição em que estamos trabalhando.

2- DESENVOLVIMENTO

O assistente social e um profissional que possui competência e habilidade para exercer um poder de negociação juntos às instituições públicas, privadas eONGS na busca de possibilidades e alternativas de enfrentamentos dos diversos problemas sociais que lhe são apresentados como demanda de trabalho.
Porém, não podemos esquece que o assistente social não é um “herói” e nem possui uma “bola de cristal” para solucionar os problemas advindos das questões sociais, o mesmo precisa de muita criatividade, competência e trabalho para exercer sua profissão.Hoje o Serviço Social inscreve-se num contexto econômico e politicas de profundas mudanças que o serviço social vê-se constrangido a reprocessar seu objeto de intervenção, referindo-o as situações de desemprego, de desencanto com o futuro, de desresponsabilização do Estado e responsabilização dos grupos, famílias e comunidade pelo seu sustento.
Podemos observar que as demandas que chegam aoserviço social são constituições históricas e, portanto, modificam-se ao longo do tempo.
O assistente social precisa identificar a expressão da questão social que está trabalhando e a partir daí, desenvolver alternativas estratégicas de enfrentamento sobre as necessidades da população usuária.

3- O SERVIÇO SOCIAL É TRABALHO OU NÃO.

Existe uma corrente teórica, que defendia questionando sea...
tracking img