Contas a receber

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1096 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTAS A RECEBER

Definição
Após o faturamento é gerado o “contas a receber”.
São bens e direitos que se espera sejam transformados em ativos. Ou seja, disponibilidades; dinheiro. Pode ser através de duplicatas, faturas, contratos, ordem de pagamentos e etc. dentro de um devido prazo
Onde, de acordo com o faturamento, a empresa poderá cobrar o cliente. Esta cobrança poderá ser feita atravésda rede bancária ou em carteira.
Através da rede bancária – o borderô de cobrança pode ser gerado através de um arquivo configurado pelo banco onde serão lançados todos os dados daquela nota fiscal e enviado eletronicamente direto para o banco. Em alguns bancos o arquivo não é gerado a parte, a cobrança é cadastrada no próprio site do banco. Então, o banco se encarrega de emitir os boletos eenviar para os endereços cadastrados em tempo hábil para o pagamento. Este procedimento é chamado de cobrança registrada. Cada banco tem suas tarifas e taxas de acordo com contrato. (guarde sempre os contratos efetuados com os bancos, mantenha seu arquivo em ordem, nunca sabe quando vai precisar dele).
A cobrança bancária sem registro é aquela onde você imprime o boleto e envia para o cliente,juntamente com a nota fiscal ou por correio. Neste caso a vantagem é que pagará menos tarifas.
Cobrança em carteira é aquela onde o título não é enviado a banco. A empresa mantém um “follow-up” diário e cobra o cliente de acordo com o vencimento. Neste caso o cliente fará um depósito.
CAPÍTULO I
Na economia atual, a transação comercial abrange algum tipo de operação de crédito ou, no mínimo, aconcessão de um período de carência para o pagamento. Assim, clientes e fornecedores que compram e vendem a prazo ou em condições especiais devem ser considerados, ao mesmo tempo, os melhores amigos da empresa, pois, juntamente com seus funcionários viabilizam o negócio.
O sucesso de todo empreendimento depende da capacidade de administração da dívida, que se forma como elemento essencial aofuncionamento do livre mercado.
Para que não se crie dificuldades com contas a receber sem controle, é preciso que o administrador saiba como se proteger contra a inadimplência e receba as contas atrasadas sem perder o cliente. Controlar os valores a receber provenientes das vendas a prazo é dever do departamento de contas a receber, e deve ser organizada para:
a) Fornecer informações sobre ototal dos valores a receber de clientes;
b) Estimar os valores a receber que entrarão no caixa da empresa, por período de vencimento;
c) Conhecer o montante das contas já vencidas e os respectivos períodos de atraso;
d) Tomar providencia para a cobrança e o recebimento dos valores em atraso;
e) Fornecer informações sobre os clientes que pagam em dia;
f) Fornecer informações para aelaboração do fluxo de caixa.

A responsabilidade da administração de contas a receber, é do administrador financeiro. A interação com a área de Marketing é de fundamental importância, já que a política de crédito compreende diretrizes e procedimentos de seleção de clientes, cobranças e descontos, constituindo importante elemento para a consecução dos objetivos de venda atuando como instrumentode condução de ‘procura’ para o que a empresa oferece no mercado.
O gerenciamento e o controle das Contas a Receber são de fundamental importância para qualquer empresa, por isso, exige uma postura correta de seu administrador. Se o devedor estiver ciente de que o credor espera receber e que tomará ações efetivas caso isso não aconteça, mais provavelmente ele o pagará. Tratando as Contas aReceber com seriedade, os clientes farão o mesmo. Todavia, se o credor tratá-las sem a devida importância, permitirá que os seus clientes sempre levem vantagem.
Na gestão de contas a receber, três fatores devem ser considerados:
Condições de crédito: Estão relacionadas à concessão de prazos e aos descontos que podem ser oferecidos para as vendas à vista. É de fundamental importância conhecer os...
tracking img