Edith penrose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (818 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Edith Penrose – Economista Inglesa

“A empresa cresce, acumula capacidade e recursos. A própria elaboração de estratégia depende da avaliação dos membros da empresa, e também deconhecimentos e experiência adquirida.
Penrose destaca: “considera os vários objetivos sendo perseguidos pelos gerentes são objetivos mais amplos (lucro, segurança, parcela de mercado são resultados daempresa).”

Nos capítulos iniciais de seu livro, publicado em 1959 no qual a autora se propõe a desenvolver uma teoria do crescimento da firma — questão até então praticamente ignorada pelateoria econômica, na qual a firma aparecia basicamente no âmbito da teoria estática de formação de preço em equilíbrio parcial. Penrose faz uma revisão do próprio conceito de firma implícito naanálise de equilíbrio parcial.
Nessa análise, a firma constitui uma entidade que toma decisões quanto a preço e quantidade produzida de um produto específico com o objetivo de maximizar seu lucro emum contexto estático; assim, a firma pode ser identificada a uma função de produção e a uma curva de custo.
Considerando que o conceito de firma, no âmbito de uma determinada teoria, dependede como essa teoria caracteriza sua função dentro da economia, Penrose conclui pela necessidade de um novo conceito que caracterize a firma como uma “growing organization” e não como um“price-and-output decision maker for given products”. Assim, a definição de firma que adota enfatiza “seu papel como uma unidade autônoma de planejamento administrativo”, indicando que é “a área de coordenação — aárea de ‘comunicação de autoridade’ (authoritative communication) — que deve definir as fronteiras da firma para nosso propósito”; assinala, contudo, que “a firma é mais do que uma unidadeadministrativa: é uma coleção de recursos produtivos, cuja alocação entre diferentes usos e ao longo do tempo é determinada por decisões administrativas”, destacando, dentre esses recursos produtivos, o...
tracking img