Contas a pagar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (474 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Letra A
O exame central consiste em verificar se a dívida é procedente, ou seja, a preocupação do auditor deverá centralizar-se em observar se realmente os títulos representativos das dívidas seoriginam de operações aprovadas e comprovadas.
Deve ainda verificar se os descontos foram realmente computados e se as antecipações de pagamento foram a posteriori deduzidas.
Outros exames devem serfeitos a fim de saber se a dívida está realmente justificada e se os fatores dela obtidos foram registrados com segurança, assim como os ônus correntes.
Letra C
As contas a pagar podem ser causa demuitas fraudes, com o lançamento de dívidas inexistentes, para o infrator posteriormente beneficiar-se com um pagamento fictício. Este tipo de fraude é bastante comum.
Comum também é a adulteração derecibos, dando-se a dívida como paga quando na realidade não o foi.
Os pagamentos em cheque nominais sempre evitam essas irregularidades, embora não possam impedi-las de todo enquanto existircombinação entre o funcionário da empresa e o do fornecedor. Algumas vezes a fraude, nasce daí, trocando-se títulos, apresentando-se recibos, entre outros.
Outras vezes a fraude é oriunda da reapresentação decontas já pagas, que são novamente lançadas a crédito do fornecedor e novamente pagas.
O auditor deve observar se há controle perfeito de notas fiscais e faturas, a fim de evitar duplicidade depagamentos, e se não houver, deverá sugeri-lo à empresa auditada.
Outro cuidado que o auditor deve ter refere-se aos pagamentos de obrigações oriundas de aval, visto que muitas vezes, a empresa paga umtítulo que não é de sua responsabilidade direta, logo, o auditor deverá verificar com todo o rigor, conhecendo-lhe a origem.
Outras fraudes que podem ser cometidas mesmo ocorrendo mais raramente e emempresa sem boa organização, é a emissão de títulos fictícios, e podem originar grandes somas de pagamentos indevidos.
É preciso que o auditor sempre se certifique de que o pagamento é feito por...
tracking img