Contagem de s.aureus

Páginas: 5 (1077 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2013
1 INTRODUÇÃO


A contagem de S. aureus em alimentos tem dois objetivos diferentes, um relacionado com a saúde pública, para confirmar o envolvimento em surtos de intoxicação alimentar, e outro relacionado com o controle da qualidade higiênicos anitária dos processos de produção de alimentos, servindo como indicador de contaminação pós-processo ou das condições de sanificação das superfíciesdestinadas ao contato com alimentos. As principais características utilizadas no isolamento de S. aureus são as características seletivas, como habilidade de crescer na presença de substâncias específicas, entre outras. (SILVA, 1997). Atualmente, o Ágar Baird-Parker (BP) tem sido mais utilizado, pois combina com outras substâncias necessárias para compor o meio de cultura. O Ágar (BP) pode serusado para o plaqueamento direto de alimentos processados ou “in natura”.

A presença de Staphylococcus em alimentos, na maioria das vezes, pode ser considerada como indicadora da ocorrência de poluição originada de manipuladores, tendo em vista que estes, frequentemente, mostram-se portadores dessa bactéria tanto nas fossas nasais e boca, quanto na pele. A limpeza e sanitização inadequadas dosmateriais e equipamentos também são citados como fontes de contaminação dos alimentos (SIQUEIRA, 1995).



OBJETIVO


O trabalho tem como objetivo estabelecer contagem de Staphylococcus Aureus em amostra de doce refrigerado, constituído de creme de leite pasteurizado e gelatina em pó, vendido no campus e comparar o resultado com a legislação vigente.




2 MATERIAL e MÉTODOSMateriais


25g de Doce preparao a base de Gelatina com Creme de Leite
Shot com 225ml de água peptonada 0,1%
Bolsa de stomacher
06 placas de petri com meio Ágar Baird-Parker
Enrhiemaier
Bico de bulsen
Pipetas dosadoras
Estante
02 tubos com 9 ml de água peptonada 0,1% cada
Espátula de Drigalski
Estufa
Contador de Colônias


Procedimento


1 - Para obtenção da amostra para análise, todosos cuidados foram tomados para que a amostra fosse representativa para o produto como um todo. Para isso, foi feita
assepsia, com álcool 70%, dos materiais, das bancadas, das balanças, da embalagem que contém o produto e, principalmente, do manipulador.

2 - Foram pesados 25g da amostra na bolsa de stomacher, acrescida uma alíquota da água peptonada, sendo assim macerada até formar um creme.Retornando em seguida essa mistura para o shot com o restante da água peptonada e homogeinizada, obtendo-se assim a diluição 10-1.
2 - A partir dessa diluição inicial, preparamos 02(duas) diluições sucessivas até 10-3, transferindo 1ml para cada tubo devidamente identificado subseqüente.

3 - Em seguida, inoculamos de 0,1mL de cada diluição desejada em 2 placas de petri esterilizadas,identificadas quanto a diluição utilizada.

4 – Após cada semeadura, com o auxílio da alça de Drigalski devidamente esterelizada, espalhamos o inóculo cuidadosamente pela superfície do meio.Iniciando das placas de maior para as de menor diluição.

5 - Após completa solidificação do meio, incubamos as placas invertidas em temperatura de 36º A 37ºC por 48 horas.

6 – Selecionamos placas que apresentavamentre 20 e 200 colônias.

7 – A contagem de colônias nos meios utilizados, multiplicada pelo inverso da diluição, resultou no número de Unidades Formadoras de Colônia (UFC) por g do
Produto. Os resultados foram anotados
















3 RESULTADOS


10-1= incontável
10-1= incontável

10-2= incontável
10-2= incontável

10-3= 84 x 10³ UFC/ml típicas e2 x 10³ UFC/ml atípicas

10-3= 1 x 10 ³ UFC/ml típica e
1 x 10³ UFC/ml atípica




















4 DISCUSSÃO


Existem padrões microbiológicos para a aceitação dos alimentos, o que os torna aptos ou inaptos para o consumo. Para a comparação dos resultados obtidos na amostra de gelatina com creme de leite, utilizaram-se valores de referência para manteiga,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • S.aureus
  • Contagem
  • Contagem
  • contagem
  • Contagem
  • Contagem
  • Contagem
  • Contagem de hemácias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!