Contabilide de custos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1013 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Marisa de Souza Cardim; Simone Gonçalves de Assis; Marcy SberzeI; Takumi Iguchi; Anastácio Ferreira MorgadoII
IIEscola Nacional de Saúde Pública — FIOCRUZ — RJ
Epidemiologia descritiva do alcoolismo em grupos populacionais do Brasil

O referente artigo esta embasado em estudos ,publicados entre 1943 e 1985,no qual ,traz dados sobre o alcoolismo ,relacionado de forma direta aepidemiologia.Assim buscou entender um pouco da história do alcoolismo , que no entanto percebe-se que este esta presente na sociedade a um tempo bem considerável.
Ao levantar estes dados o estudo buscou, identificar os problemas deste hábito através da epidemiologia descritiva que no qual,vai identificar os fatores agravantes á saúde coletiva ,fazendo assim uma ligação ao tempo ,espaço,sejam esses ambientais oupopulacionais e o individuo fazendo que aja um detalhamento do perfil epidemiológico ,visando sempre a promoção da saúde.
Ao falarmos da epidemiologia descritiva ,podemos entender que esta ,vai estar buscando sempre estudar a variabilidade das doenças de forma coletiva e buscando dados que sejam comprovados cientificamente,e relacioná-los a diversos fatores ,ou seja , ambientais, populacionais,demográficos, sociais,relacionado á pessoa,respondendo assim quando e onde ocorre,os problemas relacionado a saúde a saúde e posterior agravamento.
O estudo buscou entender os maiores problemas do álcool,em algumas regiões do Brasil ,e analisar os problemas associados ao consumo do mesmo ,verificando assim a sua relevância em vários aspectos da saúde pública.Buscou associar e destacar aassociação do álcool com a violência, seja esta através de acidentes com automotores , ou através de homicídios ou suicídios.
Ao falar das variáveis ,podemos entender que a da pessoa ,foi buscado entender de maneira mais cientifica e direta a predominância do álcool em adultos jovens na fachetaria de 20 a 49 anos.No entanto ao falar de gênero pode se constatar que o índice ficou de 10 homens para uma mulher,no qual pode se entender que á uma prevalência maior em pessoas do sexo masculino.
No decorrer dos estudos e da revisão bibliográfica , os dados coletados ,foram selecionados aqueles que poderiam ser comparados.No entanto é importante ressaltar que o texto e os destaques e algumas características do mesmo foi escrita após pelos autores do referido artigo.
Para este estudo ser realizado foiusado variáveis relacionada ao tempo e espaço,no qual os indivíduos estudados foram divididos por suas regiões geográficas.
No sudeste, Sul e Nordeste,foi feito um estudo mais aprofundado ,pois, não foi conseguido encontrar dados estudos concretos sobre as regiões norte e centro-oeste.
Sudeste:Os estudos e dados dessa região foram analisados ,através da busca de casos de internações ,emhospitais,casas de repouso(acolhimento),e de uma forma mais concreta em hospitais psiquiátricos.Portanto nesses hospitais que o foco foi maior,por haver um mais casos de institucionalização.
Sul:Nessa região os estudos foram realizados de uma forma bem coletiva ,usando assim as vilas de cidades.Aqui foi conseguido compreender que a categoria de beber moderado corresponda ao beber de forma ocasional.Porempode-se entender que através da pesquisa a constatação de uma grande prevalência do beber patológico.
Nordeste:Aqui ,o estudo foi feito através da coleta de dados em vários hospitais da região, ressaltando também o estudo em ambientes abertos como ruas e praças dos bairros. É importante destacar dados importantes que foram coletados em 1931 até 1935 , onde conseguiu entender que hospital queestava localizado na cidade de Pernambuco, que recebia indivíduos viciados no álcool , a estimativa de alcoolismo para mulheres chegou a 13,9% dos ali internados.No entanto essa alta proporção foi relacionada ao meio sócio econômico que a mulher se encontrava. Ressalta ainda que este trabalho foi feito também em recife onde foi usado métodos similares,no qual aqui foi encontrado a proporção de...
tracking img