Contabilidadecetep

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3555 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVO CIRCULANTE

É o primeiro grupo de contas do Ativo. A recomendação legal de que os bens e direitos sejam classificados no Ativo na ordem do grau de liquidez decrescente faz com que, o Ativo Circulante, estejam posicionados, após o disponível, os itens que se converterão em dinheiro mais rapidamente, (até o final do exercício subsequente). O Ativo Circulante é o grupo de maior liquidez noativo da empresa.

3.1 OUTRAS DENOMINAÇÕES DO ATIVO CIRCULANTE
* CAPITAL DE TRABALHO: É com o Ativo Circulante que o administrador trabalha para produzir riquezas atendendo o objeto social da empresa.

* CAPITAL DE GIRO: É o Ativo Circulante que o administrador movimenta, procurando girar mais rapidamente possível com o objetivo de melhorar a rentabilidade.

* ATIVO CORRENTE: É oAtivo Circulante que corre, gira e trabalha no sentido de trazer benefícios a empresa.

* CAPITAL CIRCULANTE: É o Ativo Circulante que assume dentro de um ciclo diversas formas, iniciando-se com dinheiro, transformando-se em mercadorias, posteriormente em duplicatas e novamente, em dinheiro (no resgate das duplicatas)..

3.2 COMPONENTES DO ATIVO CIRCULANTE: OS VALORES CLASSIFICÁVEIS NO ATIVOCIRCULANTE SÃO:

1. DISPONÍVEIS:
* Caixa
* Depósito bancário à vista (Bancos Conta Movimento)
* Aplicações financeiras (Fundo de Aplicações Financeiras).
2. BENS E DIREITOS REALIZÁVEIS A CURTO PRAZO (NO CURSO DO EXERCÍCIOSOCIAL SEGUINTE)
* Duplicatas a receber
* Investimentos temporários
* Outros valores
3. APLICAÇÕES DE RECURSOS EM DESPESAS DO EXERCÍCIOSEGUINTE (DESPESAS ANTECIPADAS)
* Seguros.
* Despesas financeiras.

DISPONIBILIDADES: A Lei 6404/76 estabelece em seu artigo 178, que no Ativo as contas serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez e, dentro desse conceito, as contas de disponibilidades são as primeiras a serem apresentadas no balanço e, como também definidas pelo art. 179 dentro do Ativo Circulante.
Aintitulação disponibilidades, dada pela Lei 6404/76 é usada para designar dinheiro em caixa em bancos, bem como valores equivalentes, como cheques em mãos e em trânsito e que representam recursos como livre movimentação para aplicação nas operações da empresa e para as quais não haja restrições para uso imediato.
4.3 DISPONÍVEL1.
* Disponível
* Caixa
* Depósitos bancários a vista
*Aplicações de liquidez imediata.

CONTEÚDO E CLASSIFICAÇÃO DO DISPONÍVEL
CAIXA: Inclui dinheiro, bem como cheques em mãos, recebidos e ainda não depositados, pagáveis irrestrita e imediatamente. Normalmente o saldo do caixa pode estar registrado na empresa através de uma ou de diversas contas, dependendo de suas necessidades operacionais e locais de funcionamento.
CONTROLES DE CAIXA:
* FUNDOFIXO: Define-se uma quantia fixa que é fornecida ao responsável pelo fundo, para os pagamentos diversos e periodicamente efetua-se a prestação de contas do valor desembolsado, repondo-se o valor em cheque nominal ao responsável. A contabilização é feita a crédito da conta bancos e a débito das despesas.
* CAIXA FLUTUANTE: Transitam pela conta caixa os recebimentos e os pagamentos sem dinheiro.O saldo da conta caixa para fins de balanço deve figurar tão somente o saldo em dinheiro, já que os vales e adiantamentos devem constar em conta própria de realizável como adiantamento.
DEPÓSITOS BANCÁRIOS À VISTA:
* CONTAS DE LIVRE MOVIMENTAÇÃO - São representadas normalmente pelas contas de livre movimentação mantidas pela empresa em bancos. Podem ser:
* Conta movimento ou depósitosem limites.
* Contas especiais para pagamentos específicos, tais como contas para folha de pagamento do pessoal, dividendos a pagar a acionistas desembolsos de filiais ou fábricas. Estas contas são mantidas para controle interno da empresa e a tendência é que no final do período seus saldos estejam zerados.
* Contas especiais de cobrança: contas abertas pelas empresas para ampliar a...
tracking img