Nayara batista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1327 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria Matemática da Administração
Subsídios para a tomada de decisões

O Processo Decisório
A Teoria Matemática desloca a ênfase na ação para a ênfase na decisão. O processo decisório é o seu fundamento básico e a tomada de decisão é o ponto principal dessa abordagem mais quantitativa que pode ser estudado sob duas perspectivas: a do processo e a do problema.
A perspectiva do processoconcentra-se na escolha dentre as possíveis alternativas de solução daquela que produza melhor eficiência. Sua ênfase está na busca dos meios alternativos. É uma abordagem criticada por se preocupa com o procedimento e não com o conteúdo da decisão.
Na perspectiva do problema, o tomador de decisão aplica métodos quantitativos para tornar o processo decisório o mais racional possível concentrando-sena definição e no equacionamento do problema a ser resolvido. Preocupa-se com a eficácia da decisão.

Modelos matemáticos em Administração
A Teoria Matemática procura construir modelos matemáticos capazes de simular situações reais na empresa. A criação desses modelos focaliza a resolução de problemas de tomada de decisão. O modelo é a representação de algo ou o padrão de algo a ser feito. Épor meio dele que se fazem representações da realidade, simulação de situações futuras e avaliação da probabilidade de sua ocorrência. Além disso, delimita a área de ação de maneira a proporcionar o alcance de uma situação futura com razoável esperança de ocorrência.

Pesquisa Operacional
PO é a aplicação de métodos, técnicas e instrumentos científicos a problemas que envolvem as operações deum sistema, de modo a proporcionar aos que o controlam, soluções ótimas para o problema em foco. Ela se ocupa de operações de um sistema existentes, isto é, materiais, energias, pessoas e máquinas já existentes. O objetivo da PO é capacitar a administração a resolver problemas e tomar decisões. Embora haja diversidade nas definições sobre a PO, há unanimidade quanto ao seu objetivo fornecersubsídios racionais para a tomada de decisões nas organizações. Ela pretende tornar científico, racional e lógico o processo decisório nas organizações.
As principais técnicas de PO são:
Teoria dos Jogos*;
Teoria das Filas*;
Teoria dos Grafos*;
Programação linear*;
Programação Dinâmica*;
Analise estática e calculo de Probabilidade*.
Estratégia Organizacional
Embora a Teoria Matemática nãotivesse se caracterizado por incursões na estratégia organizacional ela se preocupa com a competição típica dos jogos, onde os elementos básicos da competição estratégica são os seguintes:
- Capacidade de compreender o comportamento competitivo como um sistema no qual, competidoras, clientes, dinheiro pessoas e recursos interagem continuamente;
- Capacidade de usar essa compreensão para produzircomo um dado movimento estratégico vai alterar o equilíbrio competitivo;
- Recursos que possam ser permanentemente investido em novos usos mesmo se os benefícios conseqüentes só aparecem no longo prazo.

Teoria de Sistemas
Ampliando as Fronteiras da Empresa

A Teoria Geral de Sistemas surgiu com os trabalhos do biólogo alemão Ludwing Von Bertalanffy. Ela não busca solucionar problemas outentar soluções práticas, mas produzir teorias e formulações conceituais para aplicações na realidade empírica. Bertalanffy critica a visão que se tem do mundo dividida em diferentes áreas. São divisões arbitrárias e com fronteiras solidamente definidas. E há espaços vazio entre elas. A TGS afirma que se devem estudar os sistemas globalmente, envolvendo todas as interdependências de suas partes.
Elapossui três premissas básicas:
Os sistemas existem dentro de sistemas, Os sistemas são abertos, As funções de um sistema dependem de sua estrutura.
O conceito de sistemas é complexo: para sua compreensão torna-se necessário o conhecimento de algumas características dos sistemas – propósito, globalismo, entropia e homeostasia – bem como dos tipos possíveis e parâmetros dos sistemas –...
tracking img