Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2586 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

As Demonstrações Contábeis são o conjunto de informações que devem ser obrigatoriamente divulgadas, anualmente, segundo a lei 6404/76, pela administração de uma sociedade por ações e representa a sua prestação de contas para os sócios e acionistas. A prestação anual de contas é composta pelo Relatório da Administração, as Demonstrações Contábeis e as notas explicativas que asacompanham, o Parecer dos Auditores Independentes (caso houver) e o Parecer do Conselho fiscal (caso existir).

Segundo o IBRACON (NPC 27), "as demonstrações contábeis são uma representação monetária estruturada da posição patrimonial e financeira em determinada data e das transações realizadas por uma entidade no período findo nessa data. O objetivo das demonstrações contábeis de uso geral éfornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o resultado e o fluxo financeiro de uma entidade, que são úteis para uma ampla variedade de usuários na tomada de decisões. As demonstrações contábeis também mostram os resultados do gerenciamento, pela Administração, dos recursos que lhe são confiados."

Muito se tem escrito e falado recentemente a respeito da “superioridade” do
Fluxode Caixa sobre a Demonstração do Resultado, da “volta da Contabilidade ao custo histórico puro” e ate da maior utilidade do Regime de Caixa sobre o de
Competência para fins de gerenciamento das empresas.

O nosso objetivo aqui é procurar mostrar que tudo isso pode ser válido.., para quem não entende de Contabilidade, ou não sabe de fato o que e Regime de Competência, não entendeu o que efluxo financeiro na inflação ou então para quem esta sempre atrás de novos modismos, quaisquer que sejam, independentemente de uma analise critica e racional.

Em primeiro lugar discutamos a respeito do relacionamento entre a Contabilidade e o Fluxo de Caixa. Infelizmente ainda encontramos quem ache que a questão e de alternativa: ou um ou outro, sem que se perceba da ligação umbilical entre asDemonstrações Contábeis e o Fluxo de Caixa.

É uma demonstração contábil que tem por objetivo mostrar a situação financeira e patrimonial de uma entidade numa determinada data, representando, portanto, uma posição estática da mesma. O Balanço apresenta os Ativos (bens e direitos) e Passivos (exigibilidades e obrigações) e o Patrimônio Líquido, que é resultante da diferença entre o total de ativos epassivos.O balanço patrimonial é uma das peças extraídas dos livros contábeis, que faz parte do conjunto das demonstrações financeiras, representa de forma sintética o patrimônio da empresa em determinado momento, elaborado segundo os princípios contábeis geralmente aceitos.

Segundo Matarazzo (1998, p. 43), o balanço patrimonial: É a demonstração que apresenta todos os bens e direitos daempresa – Ativo -, assim como as obrigações - Passivo Exigível – em determinada data. As diferenças entre Ativo e Passivo é chamada Patrimônio Líquido e representa o capital investido pelos proprietários da empresa, quer através de recursos trazidos de fora da empresa, quer gerados por esta em suas operações e retidos internamente

2. BALANÇO PATRIMONIAL

É uma demonstração contábil que tem porobjetivo mostrar a situação financeira e patrimonial de uma entidade numa determinada data Representando, portanto, uma posição estática da mesma.

Conforme lei nº 6.404/76 , o Balanço Patrimonial é constituído pelo Ativo, Passivo e Patrimônio Liquido.

O Ativo compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicosfuturos, originados de eventos ocorridos.

O Passivo compreende as origens de recursos representados pelas obrigações para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para a sua liquidação.

O Patrimônio Líquido compreende os recursos próprios da Entidade, e seu valor é a diferença positiva entre o valor do Ativo e o valor do Passivo. Quando o valor do Passivo for maior...
tracking img