Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2398 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
APOSTILA - PARTE I

OBJETIVOS DA CONTABILIDADE

O principal objetivo da contabilidade, é o de permitir, a cada grupo de usuários, a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras.

CONCEITOS IMPORTANTES

Contabilidade:
É uma ciência que permite, através de suas técnicas, manter um controlepermanente do Patrimônio da empresa.

É a ciência social que visa o registro e o controle dos atos e fatos econômicos, financeiros e administrativos das entidades.

É um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objeto de contabilização.

Finalidade: mostrara situação da empresa para as pessoas interessadas nestas informações, ou seja, registrar e interpretar os fenômenos que afetam a situação patrimonial da empresa.

As principais funções da contabilidade são:
Registrar todos os fatos que ocorrem e podem ser representados em moeda;
Organizar um sistema de controle organizado das Entidades;
Demonstrar com base nos registros realizados asituação econômica, financeira e patrimonial da Entidade por meio de relatórios como Balancetes, Balanço, Demonstração de resultados do exercícios, dentre outros;
Analisar os demonstrativos observando a capacidade financeira, liquidez, resultados dentre outros;
Acompanhar os planejamentos econômicos da empresa prevendo os pagamentos a serem efetuados, bem como os recebimentos e alertando os gestoresnos eventuais problemas que poderão ocorrer.

USUÁRIOS DA CONTABILIDADE

Toda pessoa física ou jurídica que tenha interesse na avaliação da situação e do progresso de determinada entidade, seja tal entidade empresa, ente de finalidades não lucrativas, ou mesmo patrimônio familiar.

EXEMPLOS DE USUÁRIOS:
Sócios;
Acionistas;
Administradores;
Emprestadores de recursos;
Governo;
SociedadePRINCIPIOS FUNDAMENTAIS DA CONTABILIDADE

Regidos pela Resolução CFC 750/93, os Princípios Fundamentais de Contabilidade são a essência a ciência contábil e deverão ser utilizadas pelos profissionais de contabilidade principalmente na ação de classificar um fato contábil, no desenvolvimento das demonstrações contábeis e nas ações do contabilista.
• Princípio da Entidade
• Princípio daContinuidade
• Princípio da Oportunidade
• Princípio do Registro pelo valor original
• Princípio da Atualização monetária
• Princípio da Competência
• Princípio da Prudência

Resolução CFC 750/93

O PRINCÍPIO DA ENTIDADE
O Princípio da ENTIDADE reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular nouniverso dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por conseqüência, nesta acepção, o Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.
O PATRIMÔNIO pertence à ENTIDADE, mas a recíproca não éverdadeira.

O PRINCÍPIO DA CONTINUIDADE
A CONTINUIDADE ou não da ENTIDADE, bem como sua vida definida ou
provável, devem ser consideradas quando da classificação e avaliação das mutações patrimoniais, quantitativas e qualitativas.
A CONTINUIDADE influencia o valor econômico dos ativos e, em muitos
casos, o valor ou o vencimento dos passivos, especialmente quando a extinção da ENTIDADE temprazo determinado, previsto ou previsível.
A observância do Princípio da CONTINUIDADE é indispensável à correta aplicação do Princípio da COMPETÊNCIA, por efeito de se relacionar diretamente à quantificação dos componentes patrimoniais e à formação do resultado, e de constituir dado importante para aferir a capacidade futura de geração de resultado.

O PRINCÍPIO DA OPORTUNIDADE
O Princípio...
tracking img