Gimnosperma

Do grego gimnos = nu / sperma = semente) são plantas vasculares com suas sementes desprotegidas (são plantas sem polpa) inseridas em escamas que formam uma estrutura mais ou menos cônica (pinha). Diferenciando-se assim das angiospérmicas, que têm suas sementes envoltas por um fruto, gerado por um ovário.
São associações fúngicas secundárias, de modo que elas não representam somente um indivíduo. Tem-se, numa planta madura, duas gerações, uma fúngica e outra fitótica, fazendo das gimnospermas um grupo parafilético se todos os táxons extintos forem incluídos.Divisões do reino Plantae:
Conipherophyta - os pinheiros, as araucárias (pinheiro-do-paraná), as sequoias, ciprestes e plantas semelhantes;
Cycadophyta - as Cycas, Encephalatos, etc.;
Gnetophyta - o Gnetum; e
Gingkophyta - Único representante vivo é o Ginko biloba, conhecido por seu uso fitoterápico

Características

Tem raiz, caule, folhas, estróbilos e sementes. Não apresentam frutos. Podem existir plantasque são femininas e masculinas ao mesmo tempo, chamadas de monóicas (Pinus sp.), e as que têm sexos separados, que são chamadas de dióicas (araucárias). Apresentam vasos condutores. Suas sementes são nuas.As gimnospermas marcam evolutivamente o aparecimento das sementes como consequência da heteroporia, que é a produção de dois tipos de esporos, um masculino e outro femenino. São plantas traqueófitas, pelo fato de possuírem vasos condutores do tipo xilema e floema. Outro aspecto típico das gimnospérmicas, principalmente das coníferas, é a produção de resina, que as protege do ataque de insetos e fungos. Todas as plantas gimnospérmicas são terrestres, e embora apresentem tamanhos variados são sempre árvores ou arbustos. As coníferas são o grupo de gimnospérmicas mais numeroso e de maior distribuição actual. A gimnosperma mais antiga é o Ginkgo

Reprodução sexuada em gimnospermas

Suas flores resistentes (estróbilos) são pilhas de folhas (esporófilos) em forma de escamas [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 10). Gimnosperma. TrabalhosFeitos.com. Retirado 10, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Gimnosperma/90155.html

MLA

"Gimnosperma" TrabalhosFeitos.com. 10 2011. 2011. 10 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Gimnosperma/90155.html>.

MLA 7

"Gimnosperma." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 10 2011. Web. 10 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Gimnosperma/90155.html>.

CHICAGO

"Gimnosperma." TrabalhosFeitos.com. 10, 2011. Acessado 10, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Gimnosperma/90155.html.