Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2894 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS


PRINCÍPIOS DE CONTABILIDADE

São Paulo
2013

Nome: Leinice Lacerda de Carvalho RA: 4789800

PRINCÍPIOS DE CONTABILIDADE

Trabalho apresentado à disciplina de
Contabilidade do curso de Ciências
Contábeis/ FMU, sob orientação do
Professor: Davidson Benicio de Souza

São Paulo
2013
RESUMO
Este estudo relaciona aos PrincípiosFundamentais de Contabilidade, enfatizando o Princípio da Entidade, Continuidade, Oportunidade, Registro pelo valor original, Competência e Prudência. A motivação do tema decorreu da Resolução do CFC atualizada e consolidada dispositivos da Resolução CFC Nº. 750/93, que dispõe sobre os princípios fundamentais de contabilidade. Apresenta, como fundamentação teórica, uma breve referência sobre osprincípios contábeis que são notáveis para desenvolver os valores das doutrinas e teorias. Faz uma análise dos Princípios Fundamentais de Contabilidade e sua aplicabilidade na Contabilidade. Ao final, pode se conclui que a contabilidade é utilizada no mundo da ciência com profissionalismo.
INTRODUÇÃO
A Contabilidade tem como finalidade demonstrar a situação patrimonial de uma entidade, com base emlevantamento de dados, para que os usuários de tais informações possam tomar decisões.
As informações prestadas devem seguir as Normas e Princípios exigidos pela Contabilidade e apresentar a realidade encontrada nas empresas, mas pode ocorrer que elas sejam distorcidas ou não condizentes com a situação da empresa.
De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC T11), a Auditoria éconceituada como “o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo a emissão de parecer sobre a sua equação, consoante aos Princípios Fundamentais de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade”.
A Auditoria Contábil como função a manifestação de uma opinião sobre as Demonstrações Contábeis da organização, e foi criada para fornecer informações seguras, transparentes e relevantespara o desenvolvimento das atividades da empresa, com a intenção de fornecer uma opinião imparcial fundamentada em normas, princípios e testes realizados, garantindo a continuidade da entidade.
FUNDAMENTAÇÂO TEÓRICA
O presente trabalho, cuja abordagem está diretamente relacionada à emissão de pronunciamentos sobre princípios de Contabilidade para a orientação dos contadores no exercício da suaprofissão teve inicio nos Estados Unidos, na década de 30, após a quebra da bolsa de Nova Iorque. Desde então, houve uma maior preocupação com a uniformização dos Princípios que pudessem dar embasamento às normas e regras contábeis.
Os Princípios Contábeis nada mais são do que normas a serem atentadas pelos profissionais durante o exercício da profissão. O objetivo principal da Contabilidade,portanto, é o de permitir, a cada grupo principal de usuários, a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras.  Tem por objetivo revelar como se encontra e quais os fatores que proporcionaram mutações ao mesmo, fornecendo assim, informações úteis à tomada de decisões.
OS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE1.1 O princípio da Entidade
Art. 4º - O Princípio da ENTIDADE reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem finslucrativos. “Por consequência, nesta acepção, o Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.”
§ único – O PATRIMÔNIO pertence à ENTIDADE, mas a recíproca não é verdadeira. “A soma ou agregação contábil de patrimônios autônomos não resulta em nova ENTIDADE, mas numa unidade de natureza econômico-contábil”.
- Percebe-se que o...
tracking img