Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 69 (17184 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
contabilidade

Conceito
Contabilidade: é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, de controle e de registro dos atos e fatos de uma administração econômica (1° Congresso Brasileiro de Contabilidade / 1924).

Objeto e Campo de Atuação
Objeto: é o patrimônio das entidades.
Patrimônio: bens, direitos e obrigações de uma entidade.

Campo de Aplicação: aziendas.
Azienda:patrimônio de uma pessoa que é gerido de maneira organizada.
Azienda Econômica: objetivo de lucro (ex.: empresas).

Azienda Econômico-social: o lucro é destinado a outros fins que não a remuneração do capital empregado (ex.: associações).

Azienda Social: não possui escopo lucrativo (ex.: União, Estados, Municípios).

Finalidade da Contabilidade e Usuários das Informações ContábeisFinalidade: fornecer informações as demonstrações contábeis preparadas sob a égide desta Estrutura Conceitual objetivam fornecer informações que sejam úteis na tomada de decisões e avaliações por parte dos usuários em geral, não tendo o propósito de atender finalidade ou necessidade específica de determinados grupos de usuários.

Usuários das informações Contábeis
Investidores: necessitam deinformação para ajudá-los a decidir se devem comprar, manter ou vender investimentos.

Empregados: avaliar a capacidade que tem a entidade de prover sua remuneração, seus benefícios de aposentadoria e suas oportunidades.

Credores por Empréstimos: determinar a capacidade da entidade em pagar seus empréstimos e os correspondentes juros no vencimento.

Fornecedores e outros CredoresComerciais: avaliar se as importâncias que lhes são devidas serão pagas nos respectivos vencimentos.

Clientes: informações sobre a continuidade operacional da empresa.

Governo e suas Agências: regulamentar as atividades das entidades, estabelecer políticas fiscais e servir de base para determinar a renda nacional e estatística semelhantes.

Público: evolução do desempenho da entidade e osdesenvolvimentos recentes.

Funções da Contabilidade
Função Administrativa: ajuda no controle do patrimônio.

Função Econômica: apuração de lucro ou prejuízo do patrimônio.
Demonstração do Resultado do Exercício (DRE): cotejo entre receitas e despesas. Quando as receitas suplantam as despesas, temos lucro. Caso contrário, prejuízo.

Técnicas Contábeis
Escrituração: técnica utilizada pararegistro dos fatos contábeis.
Lei 6404/76, art. 177: a escrituração da companhia será mantida em registros permanentes, com obediência aos preceitos da legislação comercial e desta lei e aos princípios de contabilidade geralmente aceitos, devendo observar métodos ou critérios contábeis uniformes no tempo e registrar as mutações patrimoniais segundo o regime de competência.

Livros e registrosAuxiliares: escriturar, sem qualquer modificação da escrituração mercantil e das demonstrações reguladas nesta Lei, as disposições da lei tributária, ou de legislação especial sobre a atividade que constitui seu objeto, que prescrevam, conduzam ou incentivem a utilização de métodos ou critérios contábeis diferentes ou determinem registros, lançamentos ou ajustes ou a elaboração de outrasdemonstrações financeiras.

Elaboração das Demonstrações Contábeis
Exercício Social: duração de 1 ano ao término do exercício, as sociedades têm de publicar o que chamamos de demonstrações financeiras.

Lei 6404/76, art. 176
- Balanço Patrimonial (BP);
- Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA);
- Demonstração do Resultado do Exercício (DRE);
- Demonstração dos Fluxos de Caixa(DFC);
- Demonstração do Valor Adicionado (DVA), se companhia aberta.

CPC, n. 16:
- Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL);
- Demonstração dos Resultados Abrangentes.

Auditoria: verificação sobre se a escrituração está escorreita nos termos do que prescrevem as normas e princípios contábeis.
Auditor da CVM: companhia aberta.

Auditor Independente: companhia...
tracking img