Tipos de familia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2713 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PSICÓLOGIA APLICADA AO DIREITO
Prof. Jailson Braga

Salvador/Abril 2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ------------------------------------------------------------------------------ 3
DESENVOLVIMENTO --------------------------------------------------------------------- 4
BIBLIOGRAFIA ----------------------------------------------------------------------------- 6

Salvador/Abril 2013INTRODUÇÃO

Família é o conjunto de pessoas que possuem grau de parentesco entre si e vivem na mesma casa formando um lar. Uma família tradicional é normalmente formada pelo pai e mãe, unidos por matrimônio ou união de fato, e por um ou mais filhos, compondo uma família nuclear ou elementar.
A família é considerada uma instituição responsável por promover a educação dos filhos e influenciar ocomportamento dos mesmos no meio social. O papel da família no desenvolvimento de cada indivíduo é de fundamental importância. São no seio familiar que são transmitidos os valores morais e sociais que servirão de base para o processo de socialização da criança, bem como as tradições e os costumes perpetuados através de gerações.

Salvador/ Abril 2013
TIPOS DE FAMÍLIA

A família foi estabelecida porcriação divina como a instituição humana fundamental.  É o principal ambiente em que são apresentados valores e desenvolvida a capacidade para íntimos relacionamentos com seres humanos. Grupo social imutável e com uma estrutura fortemente enraizada, pois a realidade social vivida nos dias de hoje em nada se assemelha à realidade social das décadas anteriores. Essas fortes mudanças que este grupotêm vindo a sofrer, surgem deste modo novas formas de família, ou seja, novas famílias composta de formas a que a sociedade não estava habituada a observar.
Segundo a antropologia, existem 3 tipos básicos de família: tradicional, nuclear e pós-moderna.
A tradicional era aquela família geralmente numerosa, centrada na autoridade do patriarca, mais comum até a primeira metade do século passado(sec. XX). Eram considerados "familiares" não estavam sós os pais e filhos, mas todo o entorno familiar (avós, tios, primos, etc.), e as relações eram baseadas nos conceitos morais e autoritários da época.

A família nuclear, ou psicológica, é aquela surgida a partir da metade do século XX, fundamentada basicamente em pai, mãe e poucos filhos. As relações não são mais tão autoritárias, e oconceito de família engloba um núcleo mais caseiro.

A família pós-moderna é a que surgiu mais atualmente, aquela em que não existem regras básicas de parentesco. Filhos morando com só um dos pais (devido ao divórcio), casais sem filhos, uniões homossexuais, etc. Para alguns, não é um estilo de família, mas justamente a falta de um "estilo" pré-determinado.
De entre as várias instituiçõessociais que compõe uma sociedade, a instituição família tem sido a mais afetada no que diz respeito a transformações na sua estrutura base. Ela é considerada o primeiro ambiente socializador de todo indivíduo, em que este passa a exercer papel fundamental no decorrer de sua trajetória, no amadurecimento e desenvolvimento psicossocial, auxiliando ou retardando o desenvolvimento da criança.
A família éa base afetiva do individuo, é a esta que se delega a responsabilidade de satisfazer as necessidades básicas da criança logo à nascença, para, além disto, a transmissão de cultura que envolve todas as práticas e saberes acumulados de geração em geração dá-se também no seio desta instituição.
Quando se pensa em família, lembra Maria Berenice Dias, sempre se pensa em “um homem e uma mulher unidospelo casamento e cercados de filhos”. Esta realidade se modificou. É o surgimento de novos modelos de famílias. Segundo o Código Civil de 2002 retrata apenas alguns modelos de família. Atualmente, há projeto de Lei disciplinando mais profundamente a matéria. É o Estatuto das Famílias.
(I) Família Matrimonial – Casamento
(II) concubinato
(III) União Estável
(IV) Família Monoparental
(V)...
tracking img