Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (261 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Etapa n°3
A História da Contabilidade

Contabilidade é a ciência que tem como objeto de estudo o patrimônio das entidades, seus fenômenos e variações, tantono aspecto quantitativo quanto no qualitativo, registrando os fatos e atos de natureza econômico-financeira que o afetam e estudando suas conseqüências na dinâmicafinanceira.
A história da contabilidade se inicia nos tempos do homem das cavernas. Pesquisa arqueológica recente feita na Síria, Israel e no Iraque (antigaMesopotâmia) localizara fichas de barro que possivelmente foram usadas para controle de estoque e que remontam a. aproximadamente 8.000 AC. Daí se conclui que, já naqueles tempos, ohomem se preocupava em ter o controle dos estoques dos seus bens.
 Na pré-história, quando a inteligência humana ainda era pouco desenvolvida, o Homemde Neandertal caçava, pescava e as vezes, chegava a disputar carniça com outros animais. Com o surgimento do Homo Sapiens, homem pensante, houve uma evolução. Este também caçavae pescava, mas tinha uma enorme diferença com relação ao homem de Neandertal. O homem percebeu que poderia acumular riqueza através da criação extensiva de animais e docultivo de cereais.
Surgia então a necessidade de se fazer o controle dos excedentes da produção. À medida que o homem passou a acumular riqueza e esta a setransformar em patrimônio, a contabilidade apareceu como a técnica para o controle do seu patrimônio.
Contabilidade, através das var4ias fases históricas de seudesenvolvimento, desde o estados de simples métodos de escrituração9 baseando nas partidas dobradas até sua maturação como ciência social aplicada de forte fundo econômico.
tracking img