Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4593 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação à Distância

Feira de Santana - BA
2011
_______________________________________________

Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação à Distância

III Semestre

Desafio apresentado a universidade Anhanguera-UNIDERP
da diciplina de contabilidade geral professora Glenda de Almeida Soprane

Feira de Santana– Ba

RESUMO

Em um mercado cada vez mais competitivo, a busca por diferenciação ou redução de custos torna-se premissa para continuidade da empresa. A correta gestão de custos com análise de cada direcionador, proporciona à empresa sua manutenção no mercado. O método de custeio adequado a cada empresa pode efetivar informações que auxiliem na tomada de decisões. O objetivo deste artigo éretratar a importância da área de custos para a sobrevivência das empresas no mercado até mesmo, como um fator de vantagem competitiva. Além disso, propõe uma análise específica do método de custeio variável, como suporte às decisões gerenciais e relata seu custo-benefício.

1. INTRODUÇÃO
A contabilidade de custos nasceu da contabilidade financeira, a partir da necessidade de se avaliar estoquesnas indústrias, mas, com o crescimento das empresas, a informação contábil e a moderna contabilidade de custos, tornaram-se subsídios imprescindíveis nos processos de gestão empresarial, tendo como um dos seus principais objetivos, fornecer dados para o processo de tomada de decisão e até mesmo como auxílio na formulação de estratégias.
O intuito deste artigo é retratar a importância da área decustos para a sobrevivência das empresas no mercado até mesmo, como um fator de vantagem competitiva. Além disso, propõe uma análise específica do método de custeio variável, como suporte às decisões gerenciais e relata seu custo-benefício.
2. FUNÇÃO DA CONTABILIDADE DE CUSTO/GERENCIAL
A contabilidade gerencial pode ser caracterizada, superficialmente, como um enfoque especial conferido a váriastécnicas e procedimentos contábeis já conhecidos e tratados na contabilidade financeira, na contabilidade de custos, na análise financeira e de balanços etc., colocados numa perspectiva diferente, num grau de detalhe mais analítico ou numa forma de apresentação e classificação diferenciada, de maneira a auxiliar os gerentes das entidades em seu processo decisório (IUDÍCIBUS,1998, p.21 )
Visto acitação de Sérgio Iudícibus, a principal preocupação da contabilidade gerencial está relacionada com o fornecimento de informações aos gerentes internos, mas, para que estas informações sejam utilizadas de forma coerente e precisa, é necessário que seja desejável e útil para os indivíduos responsáveis pela organização e administração da empresa, ou seja, os usuários. Essa metodologia deu-se iníciocom a Escola de pensamento contábil Norte Americana em 1887, na qual se obtinha a busca da informação contábil, visto como algo a atender as necessidades dos usuários.
Na verdade, ao longo dos últimos anos o crescimento da competitividade vem ampliando de tal forma que as empresas estão cada vez mais buscando a excelência empresarial, ou seja, com a globalização e a concorrência externa asorganizações estão tendo que se adaptarem de forma rápida a mudanças, principalmente no que se refere a gestão, por isso, é que cada vez mais estão se aperfeiçoando principalmente quanto a contabilidade pois, estão enxergando que as informações geradas dentro do sistema contábil é de suma importância nos processos administrativos, de gestão, como ferramentas de controle organizacional e tomada de decisões.Segundo o Boletim do Ibracom (2001, p.5), “...A boa administração é o fator determinante da sobrevivência e a má administração, e não a economia, a concorrência, é o fator que determina o fracasso” . Essa frase retrata o que já foi refletido acima, na qual, administradores estão em busca da excelência empresarial. Uma das causas que predomina no fracasso de uma organização é não manter os...
tracking img