Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (478 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Contabilidade Industrial - CIND

Aula 01
 O que é Contabilidade? “Metodologia utilizada para obter, registrar, acumular, resumir e interpretar os fenômenos que afetam as situações patrimoniais,financeiras e econômicas de uma pessoa física, uma empresa, entidades sem fins lucrativos ou pessoas de direito público como o Estado, Municípios etc.”
1

Contabilidade Industrial - CIND

Aula 01 A Contabilidade é dividida em duas principais áreas:

1- Contabilidade Financeira (Geral ou Básica)
Fornece relatórios que contém informações para os agentes econômicos externos às empresascomo, por exemplo, os sócios, acionistas, bancos etc.
 Balanço Patrimonial (BP)  Demonstração de Resultados do Exercício (DRE)  Demonstração de Origem e Aplicação de Recursos (DOAR)
2 Contabilidade Industrial - CIND

2 - Contabilidade Gerencial  Engloba a contabilidade de custos e visa, primordialmente, auxiliar os gestores da empresa.  Disciplina “Custos Industriais” (2° sem).

3 Contabilidade Industrial - CIND

Grupos Interessados nas informações contábeis
 Sócios, acionistas e proprietários de cotas  Em geral não participam da administração das empresas.  Necessitam deinformações resumidas. Ex: % de Lucro.  Perspectivas de rentabilidade e segurança  Esclarecimentos são prestados pela administração nas assembléias.
4

Contabilidade Industrial - CIND Administradores, diretores e executivos
 Grau de profundidade maior em relação às informações contábeis.  Decisões baseadas no conhecimento do passado e do presente.  Informações sobre os mais diversosaspectos da gestão financeira e econômica da empresa de forma contínua (fluxo de caixa, estoques etc.).  Informações que apoiem a tomada de decisões.  Informações da Contabilidade Gerencial (Custos).5

Contabilidade Industrial - CIND  Bancos, Factorings etc.
 Buscam informações parecidas com as solicitadas pelos sócios e acionistas.  Avaliação é balizada pelo puro escopo de retorno,...
tracking img