Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2148 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS


Os dados coletados pela contabilidade são apresentados periodicamente aos interessados de maneira resumida e ordenada, formando , assim , os relatórios contábeis.
Os chamados relatórios contábeis são elaborados de acordo com as necessidades dos usuários.
Dos inúmeros relatórios que há em contabilidade, destacam-se aqueles que são obrigatórios de acordo com alegislação brasileira ( Lei das Sas. ) e são conhecidos como Demonstrações Financeiras ou Demonstrações Contábeis.


PRINCIPAIS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

As três principais Demonstrações Financeiras obrigatórias por lei são:
- Balanço Patrimonial (BP)
- Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)
- Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA)


O tratamento destas demonstraçõesfinanceiras varia de acordo com o tipo de constituição da sociedade empresarial, sendo que há dois tipos principais de sociedades:
- Sociedade Anônima (SA)
- Sociedade por Quotas de Responsabilidade Limitada (Ltda.)

TIPOS DE EMPRESAS

As empresas são constituídas sob aspectos técnicos, administrativos, legais e de mercado. Referente à atividade-fim nas empresas temos os aspectos técnicos eadministrativos, que podem ser as:
- Instituições financeiras
- Empresas privadas, comerciais, industriais e prestadoras de serviços
- Empresas e órgãos públicos
- Organizações sem fins lucrativos, por exemplo, as ONGs – Organizações Não-Governamentais
As empresas se organizam de diversas formas sob o ponto de visa legal: firma individual, sociedade limitada e sociedade por ações.

EMPRESAINDIVIDUAL
São registradas como microempresas, de simples constituição e quase sempre de único dono onde ele é o gerente. São estabelecimentos pequenos industriais, comerciais, prestadores de serviços, profissionais liberais e autônomos. O proprietário da empresa tem responsabilidade ilimitada, ou seja, no caso de inadimplência seus bens pessoais respondem por todas as dívidas da empresa.
Para aabertura da empresa e os registros necessários para cada negócio, a documentação exigida, bem como a assessoria na condução das atividades da empresa podem ser adquiridos junto ao Sebrae – Serviço Brasileiro de Atendimento Empresarial.

SOCIEDADE POR COTAS DE RESPONSABILIDADE LIMITADA
São conhecidas como empresas limitadas, os sócios estabelecem um Contrato Social, definindo a participação decada um, o valor do capital deles, suas responsabilidades e a natureza da atividade da empresa a ser desenvolvida.
As dívidas da empresa poderão ser pagas com os bens dos sócios de acordo com o limite de participação no capital da empresa. Essas empresas têm outra característica que é sua origem familiar, isto é, as despesas das famílias dos sócios se misturam com as despesas da empresa, causandoalgumas vezes problemas familiares, para evitar isso e protegendo também a liquidez da empresa, é indicada a retirada de pró-labore de cada um dos sócios.
Não precisa publicar as Demonstrações Financeiras em jornal.
Deverá apresentar as Demonstrações Financeiras à SRF junto com a Declaração do Imposto de Renda.

SOCIEDADES POR AÇÕES
São grandes empresas com capital dissolvido entre milharesou milhões de acionistas, onde suas participações em seu capital acontecem através de ações. Pode ser de capital fechado ou aberto, onde os interessados adquirem essas ações no mercado de capitais, constituindo numa grande fonte de captação de recursos nos países desenvolvidos.
As de capital fechado são aquelas onde as ações estão nas mãos de determinadas pessoas físicas e jurídicas e não sãocomercializadas em bolsas de valores. As de capital aberto são as ações que são comercializadas em bolsas de valores, acessíveis a qualquer interessado.
Deve publicar obrigatoriamente as Demonstrações Financeiras no Diário Oficial ou em outro jornal de grande circulação editado na localidade onde se situa a empresa.
São obrigadas a publicar também as Notas Explicativas que são um complemento às...
tracking img