Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1440 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADES – CONTABILIDADE PUBLICA
Tema 01 e 02
Fernanda Ribeiro-RA-269521

* Qual o conceito de contabilidade publica?
Res.: A contabilidade publica é um ramo da contabilidade que estuda, orienta, controla e demostra a organização e execução da fazenda publica, o patrimônio publico e suas variações.

* Qual a escrituração contábil publica usada?
Res.: Ométodo de escrituração contábil publica usada é o método de partidas dobradas, onde baseia no principio de que haja pelo menos uma conta devedora em contrapartida com uma ou mais contas credoras e vice e versa.

* Comente sobre o objetivo geral da Contabilidade Publica?
Res.: A contabilidade publica tem como objetivo captar, registrar, acumular, resumir e interpretar fenômenos que afetam assituações orçamentarias, financeiras e patrimoniais das entidades de direito publico, ou seja, a União, Estados, Distrito Federal e Municípios, através de metodologias que se utiliza de contas escrituradas segundo as normas especificas que constituem o Sistema Contábil Publico.

* Explique os conceitos de patrimônio publico e composição do patrimônio na contabilidade publica?
Res.: O patrimôniopúblico é o conjunto de bens, de direitos e de obrigações avaliáveis em moeda corrente, das entidades que compõem a administração pública. O qual é composto de instituições de direito público interno a União, os estados, o Distrito
Federal e os municípios e as suas respectivas autarquias, as fundações e a parte do capital das empresas de economia mista.

* O que constituem como patrimôniopublico?
Res.: O patriminio publico é constituído de bens de uso comum do povo, bens de domínio público (mares, rios, estradas, parques, praças, praias) não constituem patrimônio público por serem de livre fruição por parte de qualquer cidadão. Não
são escriturados na contabilidade pública.

* Qual o campo de atuação da contabilidade publica?
Res.: O campo de atuação da contabilidade publicaé constituída pelos três níveis de governo: federal, estadual e municipal, englobando os órgãos da administração
direta e as entidades da administração indireta.

* Comente sobre os objetivos da contabilidade publica?
Res.: Os objetivos da contabilidade publica é controlar as receitas e despesas, em
conformidade com as disposições legais. Acompanhar e avaliar a execução dosprogramas governamentais, bem como da sua eficácia.

* Quais as informações contábeis no serviço publico?
Res.: Permitir o inventário dos componentes patrimoniais; Identificar o agente responsável; Possibilitar a escrituração das variações do patrimônio; Possibilitar o registro das receitas e despesas; Balanços, balancetes e TCA.

* Explique o que orçamento publico?
Res.: O orçamentopublico é um documento legal (aprovado por lei) contendo a previsão de receitas e a estimativa de despesas a serem realizadas por um governo em um determinado exercício (geralmente um ano). É um ato de previsão de receitas e de fixação das despesas para um determinado período de tempo, geralmente um ano, constituindo um documento fundamental para a contabilidade pública.

* Como podemosrelacionar a natureza jurídica do orçamento publico?
Res.: A natureza jurídica do orçamento publico é um processo todo especial de
elaboração legislativa em relação ao orçamento. O Poder Executivo apresenta a proposta orçamentária ao Poder Legislativo e, ao aprová-la, é remetida novamente ao Chefe do Executivo, que a transforma em lei. Portanto, o orçamento é uma lei formal,
apenas prevê as receitaspúblicas e autoriza os gastos, não criando direitos subjetivos nem modificando as leis tributárias e financeiras

* Quais são as características da lei orçamentaria?
Res.: As características da lei orçamentaria são: é uma lei formal; é uma lei temporária (um ano); é uma lei ordinária (todas as leis orçamentárias são leis ordinárias).

* Crie um fluxo para o orçamento publico?...
tracking img