Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4455 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
NOÇÕES PRELIMINARES DE CONTABILIDADE
1. BREVE HISTÓRICO DA CONTABILIDADE

A contabilidade é uma das ciências mais antigas do mundo. Existem diversos registros de que as civilizações antigas já possuíam um esboço de técnicas contábeis. Em termos de registro histórico, é importante destacar a obra Summa de arithmetica, geometria, proportioni et proportionalita, do Frei Pacioli, publicado emVeneza em 1494 (pouco depois da invenção da imprensa e um dos primeiros impressos no mundo). Esta obra descreve, num de seus capítulos, um método empregado por mercadores de Veneza no controle de suas operações, posteriormente denominado método das partidas dobradas ou método de Veneza.

Nos séculos seguintes ao livro de Pacioli, a contabilidade expandiu sua utilização para instituições como aIgreja e o Estado e foi um importante instrumento no desenvolvimento do capitalismo, conforme opinião de importantes estudiosos como o sociólogo Max Weber. No entanto, as técnicas e as informações ficavam restritas ao dono do empreendimento, pois os livros contábeis eram considerados sigilosos. Isto dificultou consideravelmente o desenvolvimento da ciência, uma vez que não existia troca de idéias entreos profissionais.

Mais recentemente, com desenvolvimento do mercado acionário e o fortalecimento da sociedade anônima como forma de sociedade comercial, a contabilidade passou a ser considerada também como um importante instrumento para a sociedade. Diz-se que o usuário das informações contábeis já não é mais somente o proprietário; outros usuários atualmente também têm interesse em sabersobre uma empresa: sindicatos, governo, fisco, investidores, credores etc.

A ampliação do leque dos usuários potenciais da contabilidade decorre da necessidade de uma empresa evidenciar suas realizações para a sociedade em sua totalidade. Antigamente, a contabilidade tinha por objetivo informar ao dono qual foi o lucro obtido numa empresa comercial. No capitalismo moderno, isso somente não ésuficiente. Os sindicatos precisam saber qual a capacidade de pagamento de salários, o governo a capacidade de pagamento de impostos, os ambientalistas exigem conhecer a contribuição para o meio ambiente, os credores querem calcular o nível de endividamento e a possibilidade de pagamento das dívidas, os gerentes das empresas precisam de informações para subsidiar o processo decisório e reduzir asincertezas, e assim por diante.

2. CONCEITO

A Contabilidade é uma ciência que permite, através de suas técnicas, manter um controle permanente do patrimônio da empresa. A Contabilidade, desde seu aparecimento como conjunto ordenado de conhecimentos, com o objetivo e finalidades definidas, tem sido considerada como arte, como técnica ou como ciência, de acordo com a orientação seguida pelosdoutrinadores ao enquadrá-la no elenco das espécies do saber humano. Nós vamos considerá-la como um conjunto de conhecimentos sistematizados, com princípios e normas próprias, ela é, na acepção ampla do conceito de ciência uma das ciências econômicas e administrativas.

3. FINALIDADE

A finalidade da contabilidade é registrar, controlar e demonstrar os fatos ocorridos no patrimônio, objetivandofornecer informações sobre sua composição e variações, bem como sobre o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial.

Essas informações são indispensáveis à orientação administrativa, permitindo maior eficiência na gestão econômica da entidade e no controle dos bens patrimoniais. A contabilidade desempenha, em qualquer organismo econômico, o mesmo papel que a História na vida dahumanidade. Sem ela não seria possível conhecer o passado nem o presente da vida econômica da entidade, não sendo também possível fazer previsões para o futuro nem elaborar planos para orientação administrativa.

4. GRUPOS DE PESSOAS E DE INTERESSE QUE NECESSITAM DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL

[pic]

Nos tempos atuais, com a formação das grandes transnacionais, a informação contábil passou a ser...
tracking img